Topo

Histórico

Categorias

Flor de sal: uma frescurinha que a gente merece de vez em quando

Claudia Lima

03/08/2017 10h55

Sim, você com já deve ter ouvido falar em Flor de Sal, apenas um dos inúmeros produtos "gourmet" que surgiram nos últimos anos.

A chamada Flor de Sal nada mais é do que sal marinho de cristais delicadíssimos que brotam nas superfícies das salinas. São recolhidos com ferramentas que os protege de ferrugem e secos ao sol. Podem também ser capturados à mão. A região mais famosa na produção é Guérande, na França, considerado o melhor do mundo. Por que ele é diferente do sal comum? Por ter menos sódio, o que o deixa mais saudável.

O Brasil também produz Flor de Sal nos mesmos moldes do produzido na Europa, especialmente na região do Rio Grande do Norte – ele também é colhido à mão e ensacado sem passar por processos químicos.

Mas hoje a oferta do produto nacional é bem ampla e é possível encontrar no mercado produtos similares e mais baratos. Caso da Flor do Sal, vendida em versões em defumadas, com pimenta, com chocolate, moído, em grãos. Óbvio que o preço é bem mais amigo do bolso.

Como reconhecer? A Flor de Sal tem textura mais úmida, flocada e de coloração cinza, branca ou amarelada, no caso da brasileira). A Flor do Sal, é mais granulada e mais seca.

Mas seja lá qual for a sua escolha, o mais importante é saber que é uma frescurinha que não deve ser usada à toa!

– Como tem um sabor muito suave, ela não serve para salgar, e sim finalizar um prato: os cristais dão crocância e realçam os sabores. Como nos doces por exemplo

– Eu costumo usá-lo em sobremesas com chocolate, mel e principalmente com caramelo, talvez a combinação mais clássica que existe. Ou seja uma salpicada leve na torta de chocolate ou na calda de bolo, hum… O resultado é um contraste bem interessante da textura crocante e um salgadinho leve delicioso, que "quebra" o dulçor excessivo

– Nos pratos salgados, salpique sobre carnes (fica ótima no churrasco), peixes e aves segundos antes de levar à mesa. Jamais durante o cozimento: os cristais irão se dissolver e o sabor quase desaparece

– Você também pode fazer um sal personalizado em casa. Separe uma porção do sal puro (não precisa ser o pacote inteiro) e misture ervas secas, pimentas, raspas de cítricos… Uma proporção boa é 30% de sal e 70% de ervas e especiarias.

 

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!