Topo

Histórico

Categorias

Os alimentos feiosos que a gente esnoba são melhores do que você imagina

Claudia Lima

26/11/2017 04h00

Na última quinta-feira, vários chefs com restaurantes famosos no circuito gastronômico promoveram o Banquetaço, um almoço coletivo em que a ideia era aproveitar ao máximo alimentos que quase sempre são deixados de lado por não atenderem aos padrões impostos pelo comércio.

Agora pense: quantas vezes você já não passou na banca da feira ou do supermercado e torceu o nariz  para algum alimento que não estivesse perfeito?! No nosso pensamento,  o melhor é pegar os legumes mais brilhantes, lindos, perfeitos (e que muitas vezes estão assim inclusive por estarem cheios de agrotóxicos).

Mas o que é feito dos legumes que ninguém quer?  "Todos os dias no Ceagesp há um desperdício de 100 toneladas de legumes e frutas fora de um padrão digamos "estético". Ou seja, um tomate menor, uma banana pintadinha ou uma cenoura com duas pernas, acabam sendo descartados", explica Sérgio Ignacio, que ao lado de Daniela Leite, é sócio do projeto Comida Invisível, empresa  que ministra palestras e cursos  em escolas e empresas para ajudar a diminuir o problema.

Mas para onde vão estes alimentos? Lixo? Depende. O e-commerce Fruta Imperfeita também trabalha para diminuir o descarte. Sob o lema "Enquanto a aparência importar ainda haverá desperdício", comercializam cestas de legumes, frutas e verduras  em diversos formatos. Alguns supermercados, seguindo uma tendência mundial contra o desperdício, já vendem em gôndolas especiais alimentos fora do padrão, com preço mais em conta inclusive.

Isso não quer dizer que você vá comer pior. Ao contrário. Desde que comecei a trabalhar em casa e cozinhar mais, tenho experimentado aproveitar tudo em várias preparações com legumes e verduras. Incrível como há tantas possibilidades, desde o alimento em si até suas folhas, talos e cascas.

Além dos pratos que a gente cozinha normalmente, veja o que mais você pode preparar:

-Beterraba:  Beterraba por exemplo, é o meu legume predileto. Amo tanto que sou capaz de comer tigelas de uma singela saladinha temperada com sal, pimenta e limão. De uns tempos experimentei usar as folhas e hoje, na hora do almoço, nem os talos escaparam: foram pra panela e acompanharam a abobrinha recheada. E não é que ficaram bons?
Refogue no alho e azeite e sirva como acompanhamento, recheio de tortas e omeletes. Dá até para incrementar o feijão ou o arroz do dia a dia. A cor fica linda!

– Legumes e verduras: o mais básico é fazer um caldo. Junte folhas, cenoura e cebola, ervas e leve ao fogo com 1 litro de água até que ferva e os legumes estejam macios. Use este caldo na hora de fazer arroz (ou risoto), diluir um pouco o purê, dar mais sabor ao molho ou como base para uma boa sopa (onde inclusive você pode reutilizar os legumes)

-Abobrinhas , berinjelas e pimentões podem ser grelhados com cebola, alho e temperados com ervas e azeite viram um ratatouille delicioso. Tempere com sal e pimenta e tá pronto!

-Frutas invariavelmente podem virar geleias e compotas. A receita básica é duas xícaras de fruta para uma xícara de açúcar e outra de água. Leve ao fogo e deixe apurar até que as frutas cozinhem e desfaçam (pode ajudar com um garfo). Para dar sabor use uma rama de canela ou cravo, extrato de baunilha ou um pouco de vinho, ou ainda ervas como tomilho, alecrim ou hortelã.

– As folhas de brócolis podem facilmente dar outro sabor ao macarrão alho e óleo naquele dia que não tem nada para comer em casa. Na hora de servir, salpique pimenta calabresa para um sabor picante.

-O tomate não está bonitão? Que tal tirar a tampa, limpar e retirar as sementes e fazê-lo recheado com uma pastinha de ricota temperada com ervas, sal, pimenta e queijo ralado por cima? Leve ao forno até que cozinhe e gratine. Ou então, prepare um clássico molho de tomate

– Que tal um pesto de cenouras? Junte no liquidificador as ramas, 1 folhas de salsa, 1 xícara de folhas e talos de coentro, 2 dentes de alho, 1 xícara de nozes sal e pimenta a gosto. Vá juntando azeite  enquanto o liquidicador bate as ingredientes até que chegue à textura desejada. Sirva sobre o massa ou uma polenta. Se quiser um pesto de ervas, basta substituir as ramas de cenoura por uma xícara de folhas de hortelã.

Fica ligado: No próximo dia 24, o Comida Invisível lança um aplicativo que promete unir doadores (bares, restaurantes e afins) e receptores (ONGS, escolas e creches por exemplo) para diminuir o desperdício de comida.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!