Topo

Histórico

Categorias

Natal feliz é Natal com bolo. Veja dicas e as melhores receitas

Claudia Lima

22/12/2017 10h09


Se você assim como eu, gosta muito, mas muito mesmo de bolo e já está pensando (ou já decidiu) o que vai preparar para o café da manhã  especial de Natal, pode pedir de presente o melhor lançamento do ano. O livro "A Química dos Bolos – Receitas e Segredos para dias mais doces", da confeiteira Joyce Galvão, é uma verdadeira "bíblia" das boleiras. Para mim, esta é a obra mais completa sobre o assunto.

No livro, a confeiteira que também é formada em engenharia química e já apresentou um programa no extinto canal Fox Life, ensina todas as maneiras de preparar um bolo. De receitas brasileiras a outras clássicas da cozinha internacional, está tudo lá: bolos de liquidificador, na batedeira, no palito, no pote… Além disso, ensinar a fazer coberturas, caldas, recheios e até decorar.

Mas o ponto alto mesmo são as dicas. São várias delas, que vão ajudar a resolver problemas que possam aparecer e até evitá-los.  Quer um exemplo?

  • Para fazer um Pão de Ló básico e fofinho, Joyce ensina que, para cada 4 ovos (cerca de 200 gramas), você deve usar 200 gramas de farinha de trigo (1 ²/³ de xícara) e 200 gramas de açúcar (1 xícara +1 ¹/²colher de sopa)
  • Junte o fermento sempre misturado à farinha. Isso evita que você mexa demais a massa, desenvolva o glúten e que seu bolo fique pesado.
  • Sempre peneire a farinha sobre os ovos batidos e incorpore delicadamente, evitando que as bolhas de ar da massa do pão de ló se rompam
  • Para untar formas decoradas,  espalhe a manteiga em ponto de pomada com pincel. Ele cobre todos os cantos e ranhuras . Depois, é só polvilhar a farinha e retirar o excesso
  • Quer saber se seu forno está regulado? Faça o teste do açúcar cristal: preaqueça seu forno a 180º por 15 minutos. Forre uma assadeira  com papel-alumínio e coloque uma colher de açúcar no centro. Se seu forno estiver calibrado, o açúcar vai derreter e caramelizar. Se estiver com uma temperatura baixa, não irá derreter. Se estiver maior, irá derreter e queimar

Depois, de saber tudo isso, eu tenho certeza que seu  bolo de Natal – e todos os que vierem depois dele- serão um sucesso.

 

Veja aqui receitas de bolo para o Natal:

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!