Topo

Histórico

Categorias

A cebola que ninguém dá bola pode bater um bolão na cozinha

Claudia Lima

07/01/2018 04h00

Início de ano, nova jornada e eu proponho uma coisa a você: que tal começar a usar ingredientes saindo do lugar comum, utilizando-o de maneiras diferentes da que está acostumado e criar novo sabores para suas refeições?

Pois é. Para isso, meu primeiro assunto de 2018 vai ser a cebola. Tai um ingrediente que muita gente não dá a menor pelota mas que pode virar um prato principal daqueles..

Normalmente, usamos a cebola apenas como base para refogadinhos  do dia a dia. Tudo bem, ao lado do alho a dobradinha (e aquele cheirinho) é imbatível. Mas ela também pode ser um ingrediente finíssimo quando não tem quase nada, mas nada mesmo, na geladeira. Ainda assim, você não ficará sem ter o que comer.

Frita assim, no azeite ou na manteiga, consegue dar um outro sabor para aquele arroz amanhecido que sobrou na geladeira. Se misturar com sobras de frango desfiado, pronto, já vira um prato principal, com sotaque internacional, o arroz marroquino. Se misturar lentilha cozida, vira uma versão simplificada da mjadra, aquele arroz servido em restaurantes árabes.

Caramelizada ela brilha tanto e fica tão chique, que pode tanto acompanhar de um hambúrguer até virar cobertura de pizza, ou recheio de tortas. Para preparar, uma receitinha básica: corte uma boa quantidade (cerca de 4 unidades) em rodelas e leve ao fogo para refogar na manteiga. Quando começar a ficar transparente e murchar, junte 1 colher de sopa de açúcar branco ou mascavo. Deixe até que fique com uma cor dourada e está pronta para usar.

Assada ou grelhada, acompanha bem carnes por exemplo. E você pode usar uma cebola inteira, cortada ao meio ou aquelas mini, que ficam muito charmosas na hora de servir. Há diversas maneiras de fazer: as grandes inteiras, você pode embrulhar em papel-alumínio por exemplo. As cortadas ao meio ou mini, podem ir direto para o forno junto com a carne (no meio do cozimento. Não coloque antes pois ela corre o risco de desmanchar).

Cebola também vira um surpreendente molho para servir sobre o bife ou de macarrão:  doure na manteiga, junte tomilho, um pouco de vinho branco. Sirva sobre o bife de todo dia. Para o macarrão, basta juntar a esta mistura  1 xícara de água e uma porção de macarrão cru. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhando por 10 minutos ou até que a massa esteja al dente.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!