Topo

Histórico

Categorias

Tá com tempo? Fazer massa caseira não é um bicho de sete cabeça

Claudia Lima

13/01/2018 04h00

Foto: Getty Images

Tem coisa que a gente acha que é um bicho de sete cabeças na cozinha . Cozinhar com panela de pressão (tem gente que morre de medo),  fazer um almoço para 10 pessoas, preparar a primeira feijoada ou o pão de todo dia.

Fazer macarrão em casa também é uma delas. Muitas vezes a gente vê um pacote de massa na prateleira do supermercado e se esquece que alguém, algum dia, já preparou aquilo com as próprias mãos. Aliás é assim com a maioria das coisas.

Porém, se você acha que fazer seu próprio macarrão é uma tarefa impossível, se engana. "A única coisa que você irá precisar é de farinha e ovos. Claro que estamos falando de uma massa simples, um talharim, que fica pronto em uma hora", diz Cirilo Dias, idealizador do Birrinhas, empresa de sanduíches à base de cervejas.

Depois de fazer  sucesso em feirinhas gastronômicas em São Paulo, decidiu estudar o universo dos pães e das massas. "A conta e a receita básica é usar 1 ovo para 100 gramas de farinha de trigo comum. O rendimento, 150 gramas, é perfeito para uma pessoa e a consistência é parecida com a massa de macarrão japonês. Ou seja, a partir desta base, você pode inventar sua própria receita com molhos de sua preferência", ensina.

Cirilo avisa que, na hora de abrir a massa, é preciso paciência. "É o prato perfeito para quando você quer relaxar ou preparar um almoço mais longo para os amigos no final de semana. Demora? Sim, mas no fim das contas, o resultado e o ritual valem a pena".

Empolgou? Veja a receita e algumas dicas para fazer seu macarrão:

– Peneire sempre a farinha antes de começar a preparar seu macarrão. Isso ajida a deixar a massa mais fina e soltinha

– Lembre-se de enfarinhar bem a mesa antes de abrir a massa. Se a massa começar a grudar na hora de cortar, jogue mais farinha. Não tenha medo da sujeira. Faz parte

– Para uma massa tipo de cantina, . "As massa feita com a famosa farinha 00 e semolina ficam mais finas e secas, próximas às que você encontra no supermercado.  A proporção é 60% de semolina e 40% de farinha de trigo

– Quanto mais gelada a massa, melhor ela fica para modelar

– O segredo para um macarrão perfeito é… o ovo: use sempre os grandes e de preferência caipiras ou orgânicos. E quanto mais laranja a gema, melhor.  Eles deixarão sua massa amarelinha

– Se quiser uma massa mais molinha, junte além do ovo, mais uma gema

– Programe-se com o mínimo de antecedência. Enquanto a massa está na geladeira, prepare o molho e ferva a água

– Se for fazer para mais pessoas, faça sempre uma porção por vez. Na hora de abrir ficará mais fácil.

Receita básica

Ingredientes:
100 gramas de farinha
1 ovo

Coloque a farinha em uma mesa de mármore bem limpa. Faça um "vulcão", abrindo um buraco e no meio coloque o ovo. Comece a amassar bem até que a massa comece a desgrudar das mãos. Enrole em um plástico filme e leve à geladeira por no máximo uma hora.

Retire e em uma superfície bem (mas bem mesmo) enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão. Se não tiver, uma garrafa vazia de vinho, bem limpa também funciona). Abra o mais fino que conseguir . Depois, com uma faca, corte as tiras do talharim e pendure em um varalzinho. Deixe que a massa seque por 30 minutos.  Com este processo, ela ficará mais firme.

Cozinhe em um litro de água fervente com duas colheres de sal até ficar al dente.

Aprenda aqui a fazer o melhor molho de tomate do mundo

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!