Topo

Histórico

Categorias

15 dicas infalíveis que vão fazer seu bolo dar certo

Claudia Lima

25/03/2018 04h00

Foto: Getty Images

Tem dias que nem a melhor das boleiras consegue acertar a receita de um bolo. E, acredite, não é porque ela não tava com a "cabeça boa" ou estava "naqueles dias" – sim, esta já foi considerada uma justificativa para bolos solados.

Fazer bolo, antes de tudo, é uma verdadeira aula de química. Mas, além dos ingredientes que devem combinar entre si, há também o método: na mão, no liquidificador ou na batedeira, e pode estar aí o segredo para ter uma sobremesa maravilhosa. Aliás, tenho 15 dicas para você fazer uma bela receita dar certo:

1. Separe tudo o que irá usar
Depois de ler a receita inteira, pese, separe e deixe tudo arrumado para a hora que começar a fazer a prepraração. Assim você não corre o risco de esquecer alguma coisa ou sair pesando ingrediente quando estiver no meio do processo

2. Sem gelo
Lembre-se sempre de usar tudo em temperatura ambiente, ou seja, nada pode estar gelado. A menos que a receita peça

3. Quebre os ovos separadamente
Essa você já sabe: quebre-os um a um em um potinho antes de juntar à sua receita. É mais uma louça pra lavar? Sim, mas se um deles estiver podre, não irá arruinar todo o resto

4. Medidas
Use e abuse de xícaras medidoras. Assim, você irá seguir sempre um padrão e suas receitas sairão perfeitas, como nos livros.

5. Seco é seco
Você sabia que peneirar a farinha é uma maneira de secá-la? Isso faz com que a massa fique mais leve. Aproveite e também peneire os outros ingredientes secos como fermento, sal, chocolate em pó etc…

6. Forno quente
Antes de levar o bolo ao forno, lembre-se de preaquecê-lo por pelo menos 10 minutos, já na temperatura que irá assar (geralmente 180º)

7. Teste do fermento
Esse é a chave de qualquer bolo: coloque uma colherinha em um copo de água e espere. Se borbulhar, pode usar normalmente.  E não se esqueça que o fermento é o ultimo ingrediente que deve entrar na mala.

8. No liquidificador
Bolos feitos no liquidificador geralmente devem seguir a seguinte regra: bata os líquidos e depois misture os secos à mão.

9. Mistura e vai
Seja na batedeira, no liquidificador ou na mão, depois que incorporar farinha à massa, misture apenas até ficar homogêneo. Bater ou misturar demais faz com que a massa perca o ar, fique pesada e tudo vai por água abaixo

10. Massa linda e crua
O bolo está lindo mas por dentro continua cru? Retire do forno e cubra com papel-aluminio (com a parte brilhante para dentro) e volte para assar até que ele esteja cozido

11. Barriga negativa
Quer assar bolos retinhos e sem farinha? Unte apenas a parte de baixo da forma. Desta maneira, quando o bolo estiver assando, a massa vai subindo pelas paredes da forma por igual, sem ficar aquele arredondado

12. Controle a ansiedade
Nunca abra o forno antes de completar 20 minutos. Isso, com certeza, é um dos fatores que fazem com que ele não cresça ou fique solado.

13. Untando a forma
Use sempre manteiga na hora de untar sua forma. Depois polvilhe com farinha de trigo e retire excesso antes de colocar a massa. Para formas decoradas, use sempre desmoldante, spray que é uma mistura de farinha e gordura que consegue chegar em todos os cantinhos e ranhuras da forma. Para não correr riscos, sempre borrifo o produto e depois espalho com pincel. Para formas em furo, use papel-manteiga: é só untar a parte de baixo com manteiga e colocar por cima um disco ou quadrado de papel (dependendo do formato da forma). Não tem papel-manteiga? Use papel-toalha.

14. Como saber que está pronto
Além do famoso truque do palito – o bolo estará pronto quando você espetá-lo e ele sair seco – uma boa maneira de saber se está no ponto é pelo tato: dê leves batidinhas com o dedo na superfície: se estiver durinho e o perfume está por toda casa, o bolo está assado

15. Na hora de comer
Já perdi a conta de quantos bolos racharam no meio por conta da pressa em levar para um cliente ou para comer mesmo. Por isso, falo de carteirinha: nunca, nunca desenforme um bolo quente. Nessas horas, é melhor inventar o que fazer: vá dar uma volta, fale ao telefone ou o que mais você quiser.
Dica esperta: bolos feitos em formas simples devem ser desenformados frios. Já bolos feitos em formas decoradas dever ser desenformados ainda mornos (se estiverem totalmente frios podem grudar).

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!