Topo

Histórico

Categorias

Polêmico, chuchu vai bem na moqueca, na massa e até no bolo

Claudia Lima

10/04/2018 04h00

Sem sal, sem graça, sem borogodó. Se existe um legume que é injustiçado é o chuchu. Nem mesmo Carmen Miranda conseguiu mudar muito essa fama – ok, as gerações antigas até poderiam comer e adorar o "camarão ensopadinho com chuchu" (eu amo). Ele caiu em desuso e é difícil encontrar quem prepare algo usando este ingrediente com maestria.

Como fazer
Para começo de conversa, o chuchu é um legume tinhoso. Antes de usar, você precisar prepará-lo – assim que você corta, ele solta um visgo, uma cola que gruda imediatamente nas mãos.

A dica preciosa: descasque o chuchu sob água corrente. Eu costumo cortá-lo ao meio, esfrego as duas metades até formar uma espuminha (que retiro raspando com a faca) e lavo. "Usar um descascador também ajuda a não grudar nas mãos", ensina Larissa Januário, do Jantar Secreto. Depois é só cortar e usar de acordo com a receita escolhida, que podem ser várias. Sim, porque nem só refogado ele vive.

Na panela, no forno, cru ou cozido
Chuchu é ótimo no suflê, assado, na sopa… até cru, no vinagrete (ou curtido, como um bom picles), ele funciona muito bem. O truque é aproveitar seu sabor neutro e abusar de temperos e outros alimentos mais marcantes para agregar sabor. "Acho que ele combina com ervas frescas, coentro, salsinha, tomilho, limão… Gosto de usar essas ervinhas do quintal. A erva fresca ou mais potentes como o alecrim por exemplo, se sobressai demais, e mata o sabor original", opina.

Sabor marcante
Há pessoas no entanto que gostam de usar temperos mais marcantes para realçar o chuchu. "Você pode usar um curry em um cozido por exemplo, mas aconselho a colocá-lo apenas no final. Assim, você mantém a textura firme e o sabor não fica tão proeminente".

Existe ainda o uso em sobremesas, como bolos ou geleias. "Como ele é um ingrediente de sabor neutro, absorve rapidamente outros sabores e dá volume a algumas preparações".

Veja 4 receitas com chuchu

Camarão com Chuchu
Papardelle com Legumes
Moqueca Vegetariana
Bolo de Chuchu com Carambola

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!