Topo

Histórico

Categorias

Especiarias e leite de coco deixam pratos do dia a dia com cara de chique

Claudia Lima

29/05/2018 04h00

Em tempos de frio tudo o que a gente mais quer é fazer uma comidinha que aqueça (bem) e de preferência não nos exija horas na cozinha certo? Além dos risotos, acho que os cozidos de maneira geral desempenham bem este papel. Mas que tal se o prato além de te salvar ainda tivesse um sabor bem particular e com uma cara sofisticada?

Curry, cúrcuma, cominho são temperos fáceis de encontrar no supermercado e podem mudar a cara (ou melhor, o sabor), de pratos do dia a dia. Combinados com leite de coco ou iogurte, ganham ainda mais ares orientais.

O curry também dá nome aos cozidos feitos com carne, frango ou somente vegetais. Se a ideia for praticidade nem precisa muito de receita. Isso quer dizer que se a sua especialidade for uma boa carne de panela, ou um picadinho de frango, basta adicionar uma colher de chá deste pozinho mágico e terá o melhor jantar. Para deixar as duas preparações com ainda mais com cara de inverno, adicione uma garrafinha de leite de coco.

Ah, você não come carne? Pegue os legumes que tiver na geladeira – vale brócolis, cenouras, salsão, pimentão vermelho, batata. Faça um belo cozido, acrescente curry e leite de coco e finalize com castanhas de caju picadas.

E para acompanhar? Não é preciso mais do que um bom arroz branco, soltinho (ou bem molinho, se preferir).

O único senão é que, como são temperos fortes, é aconselhável que você vá colocando tanto o curry quanto o cominho ou a cúrcuma com parcimônia, assim não corre o risco de estragar o prato.

Até na sopa
Eu costumo preparar uma sopa de lentilha vermelha que virou um coringa. E nem precisa cozinhar na panela de pressão. Refogo a cebola picada em um pouco de azeite e junto salsão, cenoura, tomate e a lentilha (pode ser a normal também, sem problema). Junto cúrcuma, uma pitada de cominho, sal, pimenta e refogo bem.

Acrescento água até que cubra tudo e deixo cozinhar até que os grãos fiquem macios. Junto então um belo punhado de espinafre fresco e folhas de coentro. Apenas misturo e pronto! Taí uma refeição maravilhosa que não custa muito, alimenta e ainda faz bonito com os amigos.

Frango ao Curry
Curry Tailandês de mignon e abóbora
Salmão Tikka Masala
Sopa de Cenoura, Curry e Leite de Coco

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!