Topo

Histórico

Categorias

Quer comer milanesa gostoso e sem culpa? Pergunte-me como!

Claudia Lima

04/09/2018 04h00

Foto: Getty Images

Até ontem à noite, não me lembrava qual havia sido a última vez que havia comido um bife à milanesa. Um, dois anos? Tudo porque, de tempos em tempos, algumas comidas acabam sendo tão demonizadas, e a gente, simplesmente, acaba riscando do nosso cardápio e da nossa vida. Já foi assim com o ovo, com o glúten, até com o abacate.

Pois bem, um bom bife à milanesa de vez em quando é uma delícia e não faz mal a ninguém. Tudo, claro, depende dos ingredientes que você irá usar para prepará-lo (e não sair comendo milanesa todo dia). A preparação básica de uma boa milanesa leva itens simples: farinha de trigo, de rosca, ovos, óleo.

Agora, você quer descobrir como fazer uma milanesa sequinha e absolutamente deliciosa? Sigam-me os bons!

Carne, peixe ou frango?

Escolha sempre bifes finos –escalopes de vitela e filé mignon são boas opções. E nunca frite carnes gordurosas. Tempere com sal a gosto.

Se preferir frango, use filés de peito: são mais finos e não correm o risco de ficar crus por dentro.

Já os filés de peixe podem ser temperados direto com sal e pimenta. Depois, comece batendo os ovos e tempere com sal e pimenta.

Separe as farinhas em prato separados e tempere cada uma com uma pitada de sal.

Depois, é só seguir essa ordem: passe a carne, o peixe ou o frango pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e, finalmente, pela farinha de rosca, pressionando bem, para que a farinha de rosca fixe direitinho.

Em seguida, frite em óleo bem quente, por imersão, dourando de cada lado.

Segredinhos

Para dar um pouco mais de bossa à sua milanesa, existe um truque bem fácil: temperar a farinha de trigo.

Para dar um sabor marcante à carne, use ervas como alecrim seco picadinho.

Vai fazer peixe? Que tal temperar a farinha de trigo com raspas de limão?

O frango fica com um gostinho especial com a farinha temperada com queijo parmesão ralado.

Mil e uma utilidades

E a milanesa também fica perfeita em outras preparações. Ele é a base do bife à parmegiana, coberto com molho e finalizado com mozarela. Fica ótimo na versão individual ou aperitivo.

Outra coisa que vai bem à milanesa? Bolinhos: croquete de carne, de carne com batata, coxinha, risole… Use o mesmo princípio na hora de empanar e garanta salgadinhos sequinhos. E não esqueça: seja feliz!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!