Topo

Histórico

Categorias

Arroz: o básico da cozinha que permite variar todos os dias

Claudia Lima

01/12/2018 04h08

Não existe prato mais democrático do que o arroz. Presente em quase todas as culinárias do mundo, ele é aquele coringa da cozinha que te salva nos momentos em que nada mais resta na geladeira.

O branco, tipo agulhinha, é o acompanhamento mais popular da cozinha brasileira (acompanhado de feijão, é uma refeição completa, reconhecida inclusive pela OMS). Com suas sobras, alguns legumes e um simples ovo, você pode fazer um delicioso arroz chop suei, de origem chinesa que pode até virar prato principal. Com cubos ou pedaços de frango, vira uma galinhada, bem temperada com cebola, tomates e especiarias como cominho. Já com frango desfiado ou camarões, ervilhas e tomates, vira um delicioso arroz de forno, a versão abrasileirada do risoto.

Falando em risoto, ele se tornou o prato queridinho dos brasileiros que começam a se aventurar pela cozinha. Meu palpite: é fácil de fazer, dá para variar os ingredientes e a chance de errar é mínima. Fora que pode ser um excelente prato principal e único. O melhor arroz para fazer é o arbório ou o carnaroli.

Outra modalidade não tão popular por aqui são o arroz de jasmim e o arroz japonês. Que tal usá-los e variar suas refeições? O primeiro é ótimo para acompanhar pratos como uma moqueca (por que não?) e pratos orientais. O segundo pode substituir o arroz agulhinha no arroz doce: a sobremesa ficará incrivelmente cremosa, sem ter que usar uma quantidade absurda de leite condensado, creme de leite e afins. Prove e verá!

Veja aqui mais receitas com arroz

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!