Topo

Histórico

Categorias

3 jeitos de preparar cenouras que vão te fazer amar este vegetal

Claudia Lima

04/12/2018 04h00

Cansada das cenouras de todo dia? Saiba que sim, elas podem ser preparadas e apreciadas de outras maneiras que não raladas ou insossamente cozidas sobre a salada.

Aliás é outro vegetal que eu à vezes pego implicância. Diminuiu um pouco depois de ver como os estrangeiros deste vegetal em suas refeições. Também pudera: lá existem uma variedade de cenouras e parentes que fazem a gente morrer de inveja – como a pastinaca (ou parsnip), mais adocicada e típica dos climas mais frios. E as cores? Laranjas, brancas, amarelas, púrpuras… aos poucos elas começam a aparecer por aqui também, mas apenas em feiras de orgânicos ou empórios gourmet.

Veja abaixo três jeitos beeem gostosos de extrair o melhor das cenouras. Sua vida vai mudar!

Assadas
Cenouras como acompanhamento de uma carne, frango ou linguiças assados por exemplo. Uma maneira prática e rápida de servir é lavar bem o vegetal, cortar em tiras no sentido do comprimento e temperar com sal, pimenta, ramos de salsa, tomilho e sálvia. Regue com um fio generoso de azeite e leve ao forno até que estejam macias.

Doçura
Como todo mundo sabe, a cenoura tem aquele sabor adocicado, certo? Por isso mesmo fica maravilhosa glaceada. Para prepará-la, corte em rodelas e leve ao fogo em uma frigideira com uma ou duas colheres de manteiga. Deixe refogar rapidamente e tempere com sal, pimenta e tomilho. Adicione uma colher de sopa de mel e tampe, deixando cozinhar até ficar al dente. Taí um excelente acompanhamento para carnes.

Bolo com algo mais
Quer variar a receita de bolo de cenoura? Especiarias nele! Junte à sua receita tradicional 1 colher de chá de cravo em pó, outra de canela, uma pitada generosa de pimenta, 1 xícara de frutas picadas (abacaxi em calda ou maçã), 1/2 xícara de cha de coco ralado e 1/2 xícara de nozes bem picadas. Misture bem e leve ao forno. Quando ficar pronto, cubra com uma mistura feita com 1 xicara de cream cheese batido com 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro e 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente (se quiser, pode fazer sem). Cubra o bolo e pronto: uma receita de bolo de cenoura de filme americano que cabe bem nas festas natalinas.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!