Topo

Histórico

Categorias

Neste verão, só a granita salva: aprenda a fazer o geladinho italiano

Claudia Lima

27/01/2019 11h00

Com esse calorão, se a gente pudesse se alimentar apenas de sorvete seria incrível, não? Pena que para preparar muitas vezes é necessário ter um equipamento específico ou, se não,  esperar horas até que ele fique pronto. Maaas a granita está aí para driblar o calor e fica pronta muito mais rápido.

Para quem não sabe, ela é uma sobremesa à base de suco de frutas (eventualmente acrescenta-se também água) e açúcar, que surgiu na Itália. É semelhante ao sorbet, porém, a granita tem textura de raspadinha.

A partir da receita-base, você pode não só variar o sabor como também colocar ou não álcool. Sabe aquele suco de maracujá? Acrescente gotas de limão e taí uma granita maravilhosa.

Outras combinações deliciosas são: melancia e gotas de limão, uma limonada de limão tahiti e siciliano com hortelã. Drinques como caipirinha e gim tônica também ficam ótimos nessa versão ultragelada.

O preparo é simples: depois do suco ou bebida prontos, leve ao freezer ou congelador por 30 minutos. Mexa com a colher para quebrar o gelo em pedaços, leve de volta ao congelador e repita a operação até firmar totalmente, mas mantendo a aparência de vidro moído.

Utilizando o mesmo processo, até café (sim, o cafezinho preto) também transforma-se em uma ótima granita. Leve ao congelador e, depois que estiver firme, raspe com um garfo e pronto! Sirva em uma tacinha ou copo acompanhado de creme de leite, por exemplo.

Bom verão!!!

 

 

 

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!