Topo

Histórico

Categorias

Petit Gateau sem erro? Veja como fazer

Claudia Lima

12/02/2019 05h00

Quem disse que petit gateau tem que ser só de chocolate? Este, por exemplo, é de doce de leite (foto: Divulgação)

Tenho uma confissão a fazer: não sou fã de chocolate. Na hora de escolher a sobremesa no restaurante ou um bolo para fazer, pode ter certeza que ele será de fubá, limão, laranja, mas jamais de chocolate. A menos que ele venha acompanhado de sorvete ou algo que "quebre" um pouco seu sabor, como é o caso do petit gateau, por exemplo.

Adoro quando o doce vem com uma gorda e vistosa bola de sorvete de creme. Para mascarar o sabor do chocolate? Talvez. O fato é que para prepará-lo é preciso poucos ingredientes, farinha e ovos. O sabor vem do que você mistura a ele: doce de leite, raspas de limão siciliano, ervas como capim santo e claro, chocolate. Aqui, a chef Luiza Zaidan ensina alguns segredinhos para preparar o Petit Gateau perfeito. De chocolate ou não.

Que tipo de chocolate usar para fazer petit gateau:  em barra ou em pó?
Chocolate em barra, sempre!

Na hora de escolher o sabor, qual o melhor: ao leite ou meio amargo? Faz diferença?
Para o petit de chocolate usa-se sempre o meio amargo, já que o chocolate ao leite não dá o ponto cremoso dentro do doce. Para os de massa branca, como limão siciliano, o chocolate branco é o melhor.

Qual o pior erro que se pode cometer com o petit gateau?
Passar do ponto! Em média, o tempo de forno é de 6 a 8 minutos.  Mas é importante conhecer o seu forno e testar o tempo certo para que o bolo saia perfeito.

Além do creme, quais outros sabores de sorvete vão bem com ele?
Tangerina, menta ou crocante, que fica muito bom.

Petit gateau só pode ser assado em forminhas individuais?
Geralmente sim. Mas se você usar a mesma receita e assar em um refratário maior, ele vira um grand gateau, que também é divino!

Ficou inspirado? Veja receitas de diferentes versões do doce:

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!