Topo

Histórico

Categorias

Cocotte é prato que salva a vida e fica pronto em menos de 5 minutos

Claudia Lima

17/03/2019 05h00

(Foto: iStock)

Quem mora sozinho sabe muito bem que às vezes bate aquela preguiça monstruosa de cozinhar. Especialmente à noite, quando você volta do trabalho e precisa pensar em algo par aplacar a fome (e que seja rápido).

Eu sou adepta da cocotte, um prato ultra simples que resolve a vida. Trata-se de uma mistura de ovos, creme de leite e… o que mais você quiser!
Porém, na verdade, o nome francês pomposo é dado para uma panela de ferro fundido ou cerâmica onde você coloca a carne, cobre com temperos e leva ao fogo tampado até que tudo esteja perfeitamente cozido.

Mas voltando ao prato: a cocotte é tão democrática que você pode usar o que tem sobrando na geladeira. Tem peito de peru? Comprou aspargos e quer aproveitar que pagou caro para fazer o maior número de pratos possíveis? Só tem uns tomatinhos meio murchos, um pedaço de queijo e uns raminhos de manjericão? Faz cocotte! Não tem nada do que foi citado? Use o que estiver à mão na geladeira – até um singelo purê de batatas pode se transformar naquela refeição que abraça a alma.

Para preparar, seja qual for o recheio, é só seguir as regrinhas abaixo:

  • Pique ou corte (se for necessário) o recheio de sua preferência. Coloque em um ramequin ou tigelinha pequena (individual)
  • Quebre dois ovos sobre o recheio e fure as gemas (atenção: quebre os ovos em um recipiente separado, pois, se algum estiver ruim você não perde a receita)
  • Coloque 2 colheres de sopa de creme de leite
  • Tempere a gosto com sal, pimenta, noz moscada, páprica ou queijo parmesão (tudo a gosto)
  • Leve ao micro-ondas e deixe por pelo menos 2 minutos. O tempo vai depender da textura que você preferir para a gema

Ah, mas eu como com o que? Uma fatia de pão, torradas, salada e até arroz, por que não?

Bom apetite!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!