Topo

Histórico

Categorias

Chocolate rosa é ótimo para variar o brigadeiro tradicional

Claudia Lima

31/03/2019 05h00


Que o brigadeiro é unanimidade nacional, nem é preciso discutir. Podemos até arriscar dizer que 90% dos brasileiros sabem preparar o docinho pra comer em festas ou na panela mesmo. Ele existe em todo lugar do Brasil, onde recebe diferentes nomes (e às vezes esdrúxulos, dependendo da região) e uma infinidade de sabores que vão de chocolate a milho verde.  Até fora do Brasil tem gente que mata a saudade dos expatriados com o docinho mais famoso das bandas de cá.

Mas se o brigadeiro tradicional sempre foi feito com chocolate marrom, a novidade é poder prepará-lo com cacau rosa! Não confunda: não se trata do bicho de pé, aquele doce que explodiu nos anos 80 e 90.

Veja também

Chocolate naturalmente rosa chega ao Brasil; saiba quanto vai custar 
Você já conhece o ovo de Páscoa plano?

O chocolate rosa, chamado de Ruby, é chocolate de verdade, obtido através de amêndoas que são encontradas no interior do cacau tradicional cultivado no Equador, Costa do Marfim e Brasil. O resultado é um chocolate de cor rosa e sabor meio frutado e levemente ácido.

"O Ruby é um chocolate com sabor bem único, com notas de acidez e frutas vermelhas. Ele combina muito bem com frutas mais azedas, como maracujá, limão e framboesa. Avelãs, pistache e coco se saíram bem nos testes também", conta Bertrand Busquet, diretor da Chocolate Academy São Paulo e chef da Callebaut no Brasil.

E assim como os chocolates tradicionais ao leite, amargo, meio amargo e branco, o chocolate rosa funciona muito bem para fazer todas aquelas coisas que a gente ama, de bombons a ganache para bolos e até… brigadeiro!

Quer a prova? Veja abaixo uma receita bem exótica feita com wasabi, aquele tempero tradicional da cozinha japonesa , criada pela confeiteira Renata Arassiro.

Brigadeiro de Wasabi com chocolate Ruby

Ingredientes
1 lata de leite condensado
100g de creme de leite fresco
60g de chocolate amargo
30g de manteiga sem sal
15g de cacau em pó
30g de glucose
3g de wasabi em pó*

Modo de preparo
Dilua o wasabi no creme de leite quente e reserve. Derreta a manteiga e depois adicione o cacau em pó, misturando bem para dissolver todo o cacau na manteiga. Adicione o leite condensado, o chocolate, a glucose e o creme de leite com wasabi.

Misture bem e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela e dar o ponto de enrolar.

Coloque o brigadeiro em um recipiente de plástico e cubra com um saco plástico ou filme a superfície do brigadeiro. Espere esfriar totalmente para enrolar.

*A quantidade de wasabi é sugerida, mas cuidado para não exagerar e sobrepor o sabor do Ruby.

Cobertura

Ingredientes
Chocolate Ruby em callets (bolinhas) o quanto baste
pó cintilante comestível (à venda em lojas de confeitaria)

Modo de preparo
Coloque o Ruby em um processador de alimentos e quebre em pedacinhos pequenos, mas sem bater muito, para o chocolate não derreter nem adquirir uma consistência pastosa.

Adicione um pouco de pó cintilante e misture bem.

Enrole os brigadeiros e passe sobre as pedrinhas de ruby.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!