Topo

Histórico

Categorias

Aprenda a ressaltar o sabor dos alimentos usando azeite

Claudia Lima

13/04/2019 09h00

Você sabe usar azeite? Claro que a nossa resposta imediata é "sim, claro, uso para temperar saladas e finalizar pratos". Muito bem. Mas saiba que essa gordura quase que sagrada pode ser usada de inúmeras maneiras, dando destaque a ingredientes, realçando sabores e trazendo o melhor de cada alimento.

Abaixo, a chef e sommelière de azeites e pesquisadora Pérola Polilo ensina como tirar maior proveito dele.

De olho na data
Na hora da compra, verifique além do prazo de validade: o importante é a data da colheita. Diferente de vinho, azeite bom é azeite fresco, por isso prefira os com datas próximas a da compra

Qual usar?
Se fizer uma salada rica usando frutas, é bom saber que as amarelas com toques cítricos como pêssego, nectarina e tangerina ficam bem com azeite extravirgem suave. E que tal usar azeite na sobremesa? Experimente colocar um fio no pêssego em calda, na torrada com geleia de tangerina ou até mesmo grelhar essas frutas no azeite e servir com sorvete de creme.

Surpresa doce
Para uma sobremesa de última hora, experimente servir um sorvete de coco com chutney de manga e um fio de azeite mais intenso. Se quiser um sabor mais ousado, use um azeite mais picante e amargo.

Dica esperta
Para uma receita leve de cordeiro, a dica é fazer uma marinada com 50% de azeite e mais sal, pimenta, ervas e legumes aromáticos, como cenoura e cebola. Deixe a carne na mistura por no mínimo 8 horas. O azeite deixará a carne mais suave e macia.

Quinto sabor
Se tiver na despensa um azeite extravirgem muito bom e quiser que ele seja o destaque no prato, busque sabores umami, ou seja, alimentos com gosto saboroso e agradável. Tomate seco, cogumelos, milho, queijo parmesão e frutos do mar são os melhores ingredientes para harmonizar e deixar o azeite brilhar.

Dupla perfeita
Quer ir além? Harmonize azeites com cervejas!  Pratos com azeites suaves pedem cerveja pilsen; azeite medianos combinam com IPA e azeite mais robustos com cervejas de trigo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!