Topo

Histórico

Categorias

O melhor molho de tomate do mundo leva só 5 ingredientes. E muita paciência

Claudia Lima

10/11/2017 04h00

Fazer molho de tomate, assim, daqueles maravilhosos, que você sente o cheiro de longe na vizinhança, leve, tempero no ponto certo, sem acidez e delicado, é bico. Nunca, jamais em tempo algum imaginei que esta frase fosse sair dos meus dedinhos para escrever aqui. Eu cozinho desde quase me conheço por gente e acertar o molho era uma das minhas maiores dificuldades.

Toda vez sempre foi um tal de refoga isso, bota o tomate, junta a lata de tomate pelado, tempera com sal. "Ih, mas ficou ácido". "Põe uma pitada de açúcar" (o truque mais velho do mundo). Ficava esquisito. "Coloca um pouco de leite". Nada. "Cenoura,  por ser doce, fica ótima".

Não pra mim. Tentei  de tudo e sempre, sempre ficava aquele molho bem, digamos meia-boca. De verdade. Até o dia em que assistindo ao programa da Rita Lobo na TV vi a luz. Depois, uma amiga postou nas redes sua variação da receita. Resolvi fazer. E não é que achei o molho da vida? Ele não leva quase nada, apenas tomates, cebola, azeite, sal, pimenta e tempo. Sim, nada de ingredientes secretos, dicas mirabolantes. Apenas a velha e boa paciência.

A receita
*Comece com a escolha do tomate certo: sempre bem maduro (mais pro mole) e bem vermelho. Compre o italiano, aquele mais comprido que você encontra na feira ou no supermercado. Ele é mais adocicado que os outros. Você deve tirar a pele e as sementes -eu faço um X na base do tomate e coloco na chama do fogão até que fique preto e meio estufado. Tem gente que coloca na água fervente por um minuto até que a pele comece a descolar. Outras pessoas colocam no forno e deixa até que a casca fique enrugada. Escolha o que for melhor para você.  Mas atenção: não importa o método, lembre-se sempre de colocar o tomate em água fria antes de tirar a pele!

*Se quiser um molho mais rústico, pique em pedacinhos. Se gosta do molho mais liso, bata no liquidificador.

*Na panela, refoguei uma cebola bem picadinha em um pouco de azeite (umas duas colheres). Juntei os tomates. Temperei com sal e pimenta do reino, porque sempre gosto. Dê uma mexidinha e esqueça. Deixe seu molho apurar de 1 hora a 1 hora e meia em fogo baixo. Se secar, coloque um pouquinho de água para não grudar. E só. Depois disso, está pronto.

*Quem gosta de um sabor mais intenso, pode usar outra técnica. "Coloco os tomates no forno e deixo por 15 minutos, até que a pele comece a enrugar. Depois de tirar a pele, amasso tudo com as mãos e refogo em alho e cebola", ensina Ana Samadello, da loja de comida online Ana Sama (https://www.facebook.com/comerbemelegal/?fref=mentions). "Deixo cozinhar em panela tampada por 20 minutos, para concentrar o sabor. Abro, deixo apurar um pouco e uso o mixer para diminuir os pedaços que ficaram maiores. Molho bom tem um processo. Tem que ter paciência, mas vale muito a pena", diz.

Para variar

Depois de pronto, você pode separar o molho em potinhos, congelar e usar como quiser. Se quiser variar o sabor, você pode:
– ao invés de refogar os tomates em azeite, use manteiga. A dica da italiana Marcela Hazan em seu livro "Genius Recipes", faz sentido. A medida são 70 gramas, ou mais ou menos duas colheres de sopa. O  molho ganha um novo sabor, mais denso, aveludado e claro, delicioso. Afinal, manteiga é vida
– voltar ao fogo e colocar as ervas que quiser: manjericão, orégano, tomilho, ou salsinha.
– fazer um molho mais picante. É só acrescentar pimenta calabresa à gosto
– usar este molho como base para outros molhos, como bolonhesa por exemplo, matriciana, etc…
– com o molho já pronto, salpicar raspas de laranja. Sim!! Uma vez comi no Carlota, restaurante da chef Carla Pernambuco, uma massa recheada com mussarela de búfala e molho de tomates finalizado com raspas de laranja. Jamais esqueci. Faz em casa Brasil, é bico!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!