Tempero http://tempero.blogosfera.uol.com.br Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação! Mon, 29 Apr 2019 12:00:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Cinco ideias para usar mel do café da manhã ao jantar http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/04/29/cinco-ideias-para-usar-mel-do-cafe-da-manha-ao-jantar/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/04/29/cinco-ideias-para-usar-mel-do-cafe-da-manha-ao-jantar/#respond Mon, 29 Apr 2019 12:00:35 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=923

(foto: iStock)

Mel é aquele alimento saudável que muitas vezes usamos apenas para adoçar um chá (principalmente quando estamos doentes) e no máximo colocar na granola certo?

Mas saiba que ele é uma mão na roda para dar uma incrementada no sabor de vários pratos, que logo ganham um gostinho especial.
Duvida? Veja abaixo algumas opções para deixar seu café mais animado, a salada mais apetitosa e até o leite menos sem graça.

Frutas vermelhas
Experimente colocá-las na frigideira com duas colheres de sopa de mel e deixe dourar um pouco. Use sobre o iogurte.

Banana
Não existe combinação mais clássica e gostosa! Corte rodelas (ou no sentido do comprimento, você decide) e leve ao fogo em uma frigideira. Coloque duas colheres de mel. Quando estiverem douradas, salpique nozes picadas. Sirva sobre iogurte, uma fatia grossa de pão ou sobre panquecas.

Leite dourado
O Golden latte é um leite dourado (que pode ser de vaca ou vegetal, como o de amêndoas, por exemplo) “temperado” com uma pitada de açafrão, noz-moscada, canela, pimenta e, depois, adoçado com mel. É uma delícia para os dias mais frios!

Salada
Misture em uma tigelinha: azeite, mostarda, sal, pimenta e mel. Clássico, esse molho transforma qualquer salada sem graça na alegria da mesa.

 

]]>
0
Aprenda a ressaltar o sabor dos alimentos usando azeite http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/04/13/aprenda-a-ressaltar-o-sabor-dos-alimentos-usando-azeite/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/04/13/aprenda-a-ressaltar-o-sabor-dos-alimentos-usando-azeite/#respond Sat, 13 Apr 2019 12:00:24 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=914

Você sabe usar azeite? Claro que a nossa resposta imediata é “sim, claro, uso para temperar saladas e finalizar pratos”. Muito bem. Mas saiba que essa gordura quase que sagrada pode ser usada de inúmeras maneiras, dando destaque a ingredientes, realçando sabores e trazendo o melhor de cada alimento.

Abaixo, a chef e sommelière de azeites e pesquisadora Pérola Polilo ensina como tirar maior proveito dele.

De olho na data
Na hora da compra, verifique além do prazo de validade: o importante é a data da colheita. Diferente de vinho, azeite bom é azeite fresco, por isso prefira os com datas próximas a da compra

Qual usar?
Se fizer uma salada rica usando frutas, é bom saber que as amarelas com toques cítricos como pêssego, nectarina e tangerina ficam bem com azeite extravirgem suave. E que tal usar azeite na sobremesa? Experimente colocar um fio no pêssego em calda, na torrada com geleia de tangerina ou até mesmo grelhar essas frutas no azeite e servir com sorvete de creme.

Surpresa doce
Para uma sobremesa de última hora, experimente servir um sorvete de coco com chutney de manga e um fio de azeite mais intenso. Se quiser um sabor mais ousado, use um azeite mais picante e amargo.

Dica esperta
Para uma receita leve de cordeiro, a dica é fazer uma marinada com 50% de azeite e mais sal, pimenta, ervas e legumes aromáticos, como cenoura e cebola. Deixe a carne na mistura por no mínimo 8 horas. O azeite deixará a carne mais suave e macia.

Quinto sabor
Se tiver na despensa um azeite extravirgem muito bom e quiser que ele seja o destaque no prato, busque sabores umami, ou seja, alimentos com gosto saboroso e agradável. Tomate seco, cogumelos, milho, queijo parmesão e frutos do mar são os melhores ingredientes para harmonizar e deixar o azeite brilhar.

Dupla perfeita
Quer ir além? Harmonize azeites com cervejas!  Pratos com azeites suaves pedem cerveja pilsen; azeite medianos combinam com IPA e azeite mais robustos com cervejas de trigo.

]]>
0
Chocolate rosa é ótimo para variar o brigadeiro tradicional http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/31/chocolate-rosa-e-otimo-para-variar-o-brigadeiro-tradicional/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/31/chocolate-rosa-e-otimo-para-variar-o-brigadeiro-tradicional/#respond Sun, 31 Mar 2019 08:00:51 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=906
Que o brigadeiro é unanimidade nacional, nem é preciso discutir. Podemos até arriscar dizer que 90% dos brasileiros sabem preparar o docinho pra comer em festas ou na panela mesmo. Ele existe em todo lugar do Brasil, onde recebe diferentes nomes (e às vezes esdrúxulos, dependendo da região) e uma infinidade de sabores que vão de chocolate a milho verde.  Até fora do Brasil tem gente que mata a saudade dos expatriados com o docinho mais famoso das bandas de cá.

Mas se o brigadeiro tradicional sempre foi feito com chocolate marrom, a novidade é poder prepará-lo com cacau rosa! Não confunda: não se trata do bicho de pé, aquele doce que explodiu nos anos 80 e 90.

Veja também

Chocolate naturalmente rosa chega ao Brasil; saiba quanto vai custar 
Você já conhece o ovo de Páscoa plano?

O chocolate rosa, chamado de Ruby, é chocolate de verdade, obtido através de amêndoas que são encontradas no interior do cacau tradicional cultivado no Equador, Costa do Marfim e Brasil. O resultado é um chocolate de cor rosa e sabor meio frutado e levemente ácido.

“O Ruby é um chocolate com sabor bem único, com notas de acidez e frutas vermelhas. Ele combina muito bem com frutas mais azedas, como maracujá, limão e framboesa. Avelãs, pistache e coco se saíram bem nos testes também”, conta Bertrand Busquet, diretor da Chocolate Academy São Paulo e chef da Callebaut no Brasil.

E assim como os chocolates tradicionais ao leite, amargo, meio amargo e branco, o chocolate rosa funciona muito bem para fazer todas aquelas coisas que a gente ama, de bombons a ganache para bolos e até… brigadeiro!

Quer a prova? Veja abaixo uma receita bem exótica feita com wasabi, aquele tempero tradicional da cozinha japonesa , criada pela confeiteira Renata Arassiro.

Brigadeiro de Wasabi com chocolate Ruby

Ingredientes
1 lata de leite condensado
100g de creme de leite fresco
60g de chocolate amargo
30g de manteiga sem sal
15g de cacau em pó
30g de glucose
3g de wasabi em pó*

Modo de preparo
Dilua o wasabi no creme de leite quente e reserve. Derreta a manteiga e depois adicione o cacau em pó, misturando bem para dissolver todo o cacau na manteiga. Adicione o leite condensado, o chocolate, a glucose e o creme de leite com wasabi.

Misture bem e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela e dar o ponto de enrolar.

Coloque o brigadeiro em um recipiente de plástico e cubra com um saco plástico ou filme a superfície do brigadeiro. Espere esfriar totalmente para enrolar.

*A quantidade de wasabi é sugerida, mas cuidado para não exagerar e sobrepor o sabor do Ruby.

Cobertura

Ingredientes
Chocolate Ruby em callets (bolinhas) o quanto baste
pó cintilante comestível (à venda em lojas de confeitaria)

Modo de preparo
Coloque o Ruby em um processador de alimentos e quebre em pedacinhos pequenos, mas sem bater muito, para o chocolate não derreter nem adquirir uma consistência pastosa.

Adicione um pouco de pó cintilante e misture bem.

Enrole os brigadeiros e passe sobre as pedrinhas de ruby.

]]>
0
Cocotte é prato que salva a vida e fica pronto em menos de 5 minutos http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/17/cocotte-e-prato-que-salva-a-vida-e-fica-pronto-em-menos-de-5-minutos/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/17/cocotte-e-prato-que-salva-a-vida-e-fica-pronto-em-menos-de-5-minutos/#respond Sun, 17 Mar 2019 08:00:40 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=895

(Foto: iStock)

Quem mora sozinho sabe muito bem que às vezes bate aquela preguiça monstruosa de cozinhar. Especialmente à noite, quando você volta do trabalho e precisa pensar em algo par aplacar a fome (e que seja rápido).

Eu sou adepta da cocotte, um prato ultra simples que resolve a vida. Trata-se de uma mistura de ovos, creme de leite e… o que mais você quiser!
Porém, na verdade, o nome francês pomposo é dado para uma panela de ferro fundido ou cerâmica onde você coloca a carne, cobre com temperos e leva ao fogo tampado até que tudo esteja perfeitamente cozido.

Mas voltando ao prato: a cocotte é tão democrática que você pode usar o que tem sobrando na geladeira. Tem peito de peru? Comprou aspargos e quer aproveitar que pagou caro para fazer o maior número de pratos possíveis? Só tem uns tomatinhos meio murchos, um pedaço de queijo e uns raminhos de manjericão? Faz cocotte! Não tem nada do que foi citado? Use o que estiver à mão na geladeira – até um singelo purê de batatas pode se transformar naquela refeição que abraça a alma.

Para preparar, seja qual for o recheio, é só seguir as regrinhas abaixo:

  • Pique ou corte (se for necessário) o recheio de sua preferência. Coloque em um ramequin ou tigelinha pequena (individual)
  • Quebre dois ovos sobre o recheio e fure as gemas (atenção: quebre os ovos em um recipiente separado, pois, se algum estiver ruim você não perde a receita)
  • Coloque 2 colheres de sopa de creme de leite
  • Tempere a gosto com sal, pimenta, noz moscada, páprica ou queijo parmesão (tudo a gosto)
  • Leve ao micro-ondas e deixe por pelo menos 2 minutos. O tempo vai depender da textura que você preferir para a gema

Ah, mas eu como com o que? Uma fatia de pão, torradas, salada e até arroz, por que não?

Bom apetite!

]]>
0
Multiuso, missô tempera não só sopa: saiba dar toque a legumes e carnes http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/13/multiuso-misso-tempera-do-missoshiro-legumes-e-ate-carnes/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/13/multiuso-misso-tempera-do-missoshiro-legumes-e-ate-carnes/#respond Wed, 13 Mar 2019 08:00:14 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=885

(foto: iStock)

Missô é um tempero que sempre me intrigou. Até então, só havia sido apresentada a ele pelo missoshiro, aquela sopinha servida nos restaurantes japoneses que é um verdadeiro carinho para a alma. De repente percebi  que ele é multiuso.

Feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja acrescidos de sal, ele tempera que é uma beleza!  E ainda acrescenta mais uma camada de sabor nas preparações.

“Uma tigela de arroz cozido e uma de missoshiru fazem a base da dieta japonesa”, me explica a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Tudo porque  o missô, além de entrar como tempero em vários tipos de caldos e sopas, está presente em muitas preparações tradicionais, seja como protagonista ou coadjuvante de sabor.

Das receitas tradicionais de ramen, udon e cozidos,  até o tsukemono, aquela conserva de vegetais, ele dá mais profundidade e consistência ao caldo.

Um de seus usos mais comuns na culinária é para marinar peixe, frango ou carne (especialmente a de porco!). “Além de temperar, essa marinada também ajuda a amaciar”, ensina Telma.

Segundo a chef, o missô pode ser usado como tempero único, no lugar do sal. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade para não salgar demais.

“Experimente cortar palitos de pepino, cenoura, salsão e rabanetes e colocar um potinho de missô ao lado, para molhar de vez em quando. Fica delicioso”, indica.

Uma das receitas mais emblemáticas para mim é a berinjela no missô, que recebe uma camada generosa do tempero — misturado ao saquê e um pouco de açúcar, resulta na coisa mais maravilhosa do mundo. Veja a receita exclusiva abaixo.

BERINJELA AO MISSÔ

Rende 4 porções
Pronto em 20 minutos

Ingredientes
1 xícara de saquê
½ xícara de saquê mirin (saquê doce de cozinha)
1 colher (sopa) de missô
1 colher (sopa) de açúcar
1 gema
2 berinjelas japonesas em pedaços
Óleo para fritar
1 colher (sobremesa) de gergelim branco torrado

Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo alto o saquê e o mirin até reduzir à metade. Acrescente o missô e o açúcar e misture até dissolver.

Retire do fogo e junte a gema, mexendo rapidamente para não coagular. Volte a panela ao fogo, agora baixo, e cozinhe, mexendo sempre até engrossar.

Passe o molho por uma peneira fina e reserve.

Em uma panela com óleo fervente, em fogo médio, frite os pedaços de berinjela em imersão até ficarem macios e dourados. Escorra e seque com papel absorvente.

Tempere com o molho de missô. Finalize salpicando com gergelim.

Mais receitas com missô
Canja Especial
Berinjela do Henrique Fogaça
Kappo Steak

]]>
0
Maxixe: bom, bonito e barato, é um legume que você precisa descobrir http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/06/maxixe-bom-bonito-e-barato-e-um-legume-que-voce-precisa-descobrir/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/03/06/maxixe-bom-bonito-e-barato-e-um-legume-que-voce-precisa-descobrir/#respond Wed, 06 Mar 2019 08:00:44 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=876

Ele não é muito popular no Sul e no Sudeste do Brasil, mas, no Nordeste, o maxixe reina. Pode-se dizer que o vegetal redondo cheio de espinhos é um “primo” do pepino, por sua textura e sabor. E não pense que, por conta de sua aparência, ele é um vegetal difícil de manusear. Ao contrário. A única coisa que você precisa fazer antes de utilizar é raspar os espinhos com uma faca. A partir daí, ele só brilha.

Eu, por exemplo, comprei maxixe outro dia na feira pela primeira vez. Já havia comido em um restaurante e resolvi me aventurar com ele na minha cozinha. Resolvi fazer um cozido — carne, abóbora, cebola, tomates, coentro, tudo cortado de maneira bem rústica. E maxixe. Ficou maravilhoso!

Outra forma de fazê-lo cozido é a Maxixada, prato muito comum no Nordeste. “Aprendi uma receita com a escritora e gastrônoma pernambucana Ana Rita Suassuna que leva camarão, coentro, azeite e leite de coco”, conta Larissa Januário, do blog Sem Medida.

Maxixe fica ótimo também salteado (sozinho ou junto a outros legumes), no cozido, cru, como salada ou picles. “Adoro comer maxixe fresco, no vinagrete. Raspo a casca para tirar os espinhos, corto fininho e tempero com limão, cebola roxa, azeite e coentro”, diz Larissa.

Ficou curioso? Veja a receita abaixo e corre para a feira!

Vinagrete de Maxixe, Jiló e Cebola Roxa

Ingredientes
1/2 cebola roxa em rodelas finas
2 jilós em rodelas finas
1 maxixe em rodelas finas
1 limão
2 colheres de azeite de oliva
Salsa e coentro a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Tempere os legumes com o limão, o azeite, a salsa e o coentro. Misture tudo e acerte o sal e a pimenta. Sirva como salada ou com carnes de churrasco ou assada. Fica ótimo também em mexidos.

]]>
0
Cuscuz nordestino é o alimento perfeito para comer depois da folia http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/02/26/cuscuz-nordestino-e-o-alimento-perfeito-para-comer-depois-da-folia/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/02/26/cuscuz-nordestino-e-o-alimento-perfeito-para-comer-depois-da-folia/#respond Tue, 26 Feb 2019 08:00:08 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=866
Vai brincar o Carnaval como se não houvesse amanhã? Então prepare-se, porque quando se chega em casa o que a gente mais quer é uma comidinha gostosa, rápida, que não dê trabalho e que “abrace” o estômago, deixando a gente prontinho pra ir pra cama.

Nada melhor então do que Cuscuz Nordestino! Ele é uma ótima opção inclusive para variar o pão com manteiga de todo dia.

No Nordeste, o cuscuz é servido com acompanhamentos variados: com um pedacinho de manteiga em cima, com carne de sol ou com ovo frito. Pode enriquecer também acrescentando à receita queijo e coco ralado grosso.

Eu, particularmente, prefiro o meu com leite de coco adoçado com açúcar, do jeitinho que minha avó, baiana de Ilhéus, costumava fazer para sua neta mais comilona.

Feito com flocos de milho, o cuscuz de milho é preparado no vapor (não leva gordura) e fica pronto em 20 minutinhos. Os ingredientes que você precisa: flocos de milho (também conhecido como “flocão”), água e sal.

Como moro sozinha, minha receita básica é: 1/2 xícara de flocão, cerca de 1/2 xícara de água (esta é uma medida aproximada, ou seja, vá colocando até umedecer, mas sem ficar totalmente encharcado) e sal a gosto.

Deixo descansando por 10 minutinhos e coloco em uma cuscuzeira (sem apertar, por favor!!!), onde cozinha por mais 10 minutos. Desta maneira ele fica fofíssimo!

Tem gente que, para agilizar o processo, prepara no micro-ondas. Assim, em 3 minutinhos ele fica pronto. Mas, atenção: convém parar a cada 1 minuto para ver se a textura está boa, pois se cozinhar demais corre o risco de ficar muito duro.

Como eu sei que depois da folia você quer uma comidinha pá-pum, pode levar direto ao fogo, sem necessidade de deixar descansar. Corra pro banho e quando voltar… é comer e cama! Bom Carnaval!

]]>
0
Petit Gateau sem erro? Veja como fazer http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/02/12/petit-gateau-sem-erro-veja-como-fazer/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/02/12/petit-gateau-sem-erro-veja-como-fazer/#respond Tue, 12 Feb 2019 07:00:24 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=855

Quem disse que petit gateau tem que ser só de chocolate? Este, por exemplo, é de doce de leite (foto: Divulgação)

Tenho uma confissão a fazer: não sou fã de chocolate. Na hora de escolher a sobremesa no restaurante ou um bolo para fazer, pode ter certeza que ele será de fubá, limão, laranja, mas jamais de chocolate. A menos que ele venha acompanhado de sorvete ou algo que “quebre” um pouco seu sabor, como é o caso do petit gateau, por exemplo.

Adoro quando o doce vem com uma gorda e vistosa bola de sorvete de creme. Para mascarar o sabor do chocolate? Talvez. O fato é que para prepará-lo é preciso poucos ingredientes, farinha e ovos. O sabor vem do que você mistura a ele: doce de leite, raspas de limão siciliano, ervas como capim santo e claro, chocolate. Aqui, a chef Luiza Zaidan ensina alguns segredinhos para preparar o Petit Gateau perfeito. De chocolate ou não.

Que tipo de chocolate usar para fazer petit gateau:  em barra ou em pó?
Chocolate em barra, sempre!

Na hora de escolher o sabor, qual o melhor: ao leite ou meio amargo? Faz diferença?
Para o petit de chocolate usa-se sempre o meio amargo, já que o chocolate ao leite não dá o ponto cremoso dentro do doce. Para os de massa branca, como limão siciliano, o chocolate branco é o melhor.

Qual o pior erro que se pode cometer com o petit gateau?
Passar do ponto! Em média, o tempo de forno é de 6 a 8 minutos.  Mas é importante conhecer o seu forno e testar o tempo certo para que o bolo saia perfeito.

Além do creme, quais outros sabores de sorvete vão bem com ele?
Tangerina, menta ou crocante, que fica muito bom.

Petit gateau só pode ser assado em forminhas individuais?
Geralmente sim. Mas se você usar a mesma receita e assar em um refratário maior, ele vira um grand gateau, que também é divino!

Ficou inspirado? Veja receitas de diferentes versões do doce:

 

]]>
0
Preparar peixes e frutos do mar requer prática e habilidade. Quer aprender? http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/02/02/preparar-peixes-e-frutos-do-mar-requer-pratica-e-habilidade-quer-aprender/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/02/02/preparar-peixes-e-frutos-do-mar-requer-pratica-e-habilidade-quer-aprender/#respond Sat, 02 Feb 2019 07:00:58 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=843

Com esse calorão absurdo que assola o país inteiro, a gente quer mais é se alimentar de pratos leves e gostosos. Mas que tal fugir um pouco das carnes e aproveitar os frutos do mar? Melhor ainda se você está na praia, onde a oferta é maior e os preços mais praticáveis.

Mas, apesar de ser leve, cozinhar frutos do mar tem seus segredinhos. Do tempo de cozimento às dicas de congelamento, é preciso usar técnicas fáceis e que funcionam. Quem ensina o caminho das pedras é o chef Alysson Muller.

Catarinense, ele é expert quando o assunto são os sabores do mar. Uma de suas bandeiras é valorizar os pescados mais comuns e os não tão conhecidos, como ovas de peixe. Abaixo, ele ensina como tirar o melhor dos frutos do mar e arrasar no próximo almoço!

PEIXE

Como escolher
Independentemente do tipo, a carne deve estar firme, as guelras com cor de beterraba bem vivas, olho brilhante e sem aspecto leitoso. Ou seja, peixe bom é peixe fresco!

Cada um cada um
É importante atentar que cada peixe tem o seu estilo e seu modo de cocção. Via de regra, a maioria é cozida brevemente. Mas peixes como garoupas, especialmente as grandes, por exemplo, precisam de cozimento mais  longo.

Aproveite tudo
Nunca desperdice as carcaças, cabeças e espinhas de peixe fresco. Utilize para caldo, pirão, ensopados ou risotos, especialmente os peixes de carne branca.

Sem filé
Na prática, as peixarias nunca vendem peixe fresco em filé. Se o encontrar assim, muito provavelmente estará velho. Sempre compre o peixe inteiro e faça a limpeza em seguida, em casa. Ou peça para que o peixeiro prepare. Lembre-se: peixe bom é vendido inteiro e não em filé.

Coisa fina
A ova é uma iguaria indispensável, há muitos peixes com ovas deliciosas, como o robalo, o linguado, a abrotea e a tainha. Uma maneira de saboreá-las é fazê-las grelhadas, na churrasqueira – especialmente do atum e da tainha.

CAMARÃO

A compra
No geral, os camarões que já vêm descascados não são frescos. Por isso, compre sempre o camarão inteiro, com casca e cabeça. Você irá extrair o melhor do sabor!

Preste atenção
A cabeça deverá estar bem fixada ao corpo e sem manchas pretas. Se apresentar estas manchas, são sinais de oxidação e falta de frescor. Fuja!

Menos é mais
Deve-se cozinhar o camarão por no máximo 2 minutos, para que a qualidade e a maciez seja preservada. Se cozinhar demais ele perderá toda a qualidade, frescor e a textura.

Use a cabeça
Nunca desperdice as cabeças de camarões frescos: junte cebola, cenoura e outros temperos junto com as cabeças para fazer molhos e caldos saborosíssimos.

Cuidado com os queijos
Um conselho que sempre dou é: por ter um sabor delicado, camarão  não combina com queijos curados e de sabores mais fortes. Use no máximo um queijo leve e fresco, como uma burrata ou mussarela de búfala.

LULA

Frescor
A lula é um ingrediente  superdelicado e, como os outros frutos do mar, deverá estar bem fresca para ser consumida. Para descobrir, faça um teste: toque-a levemente e você verá que ela sutilmente muda de cor. Isso significa que está fresca e no ponto para ser consumida.

Como limpar
Limpe a lula com carinho e não desperdice os tentáculos, pois  eles são muito saborosos. As vísceras e a região do olho devem ser descartadas.

Cozinhe pouco
Nunca cozinhe demais a lula. Sua cocção deve ser rápida – de 20 a 30 segundos em  uma frigideira bem quente já é suficiente para que ela cozinhe.

No churrasco
Se a lula estiver bem fresca, você poderá fazê-la na churrasqueira, com todas as vísceras, sem tirar nada de dentro. Fica muito saborosa. Outra combinação fantástica que eu uso e abuso é lula grelhada com molho pesto.

Aproveite a tinta
A tinta de lula é ótima para fazer massas e risotos ou mesmo aproveitá-la para caldos (é com ela que se faz o famoso Risotto Nero di Seppia).

POLVO

A escolha
Fique sempre atento ao frescor do polvo. Na peixaria , a cor é o mais importante: ele deve estar cinza, e não roxo. Se apresentar esta coloração, não compre: ele está passado.

Como congelar
Assim que estiver com o polvo fresco, será necessário dar um ponto rápido de congelamento para que as fibras se quebrem e ele não fique borrachudo após o cozimento.

Descarte a cabeça
As pessoas costumam gastar muito tempo e ter muito trabalho para limpar a cabeça do polvo. Como ela renderá uma quantidade muito pequena, ela poderá ser descartada.

Cozimento
Polvo se cozinha como uma costela de boi, ou seja, com paciência e tempo, até ele ficar bem macio. 

O caldo
Após o cozimento, teremos um caldo precioso, que poderá ser utilizado como base para fazer molho de uma boa massa ou um bom risoto.

]]>
0
Neste verão, só a granita salva: aprenda a fazer o geladinho italiano http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/01/27/neste-verao-so-a-granita-salva-aprenda-a-fazer-o-geladinho-italiano/ http://tempero.blogosfera.uol.com.br/2019/01/27/neste-verao-so-a-granita-salva-aprenda-a-fazer-o-geladinho-italiano/#respond Sun, 27 Jan 2019 13:00:56 +0000 http://tempero.blogosfera.uol.com.br/?p=832

Com esse calorão, se a gente pudesse se alimentar apenas de sorvete seria incrível, não? Pena que para preparar muitas vezes é necessário ter um equipamento específico ou, se não,  esperar horas até que ele fique pronto. Maaas a granita está aí para driblar o calor e fica pronta muito mais rápido.

Para quem não sabe, ela é uma sobremesa à base de suco de frutas (eventualmente acrescenta-se também água) e açúcar, que surgiu na Itália. É semelhante ao sorbet, porém, a granita tem textura de raspadinha.

A partir da receita-base, você pode não só variar o sabor como também colocar ou não álcool. Sabe aquele suco de maracujá? Acrescente gotas de limão e taí uma granita maravilhosa.

Outras combinações deliciosas são: melancia e gotas de limão, uma limonada de limão tahiti e siciliano com hortelã. Drinques como caipirinha e gim tônica também ficam ótimos nessa versão ultragelada.

O preparo é simples: depois do suco ou bebida prontos, leve ao freezer ou congelador por 30 minutos. Mexa com a colher para quebrar o gelo em pedaços, leve de volta ao congelador e repita a operação até firmar totalmente, mas mantendo a aparência de vidro moído.

Utilizando o mesmo processo, até café (sim, o cafezinho preto) também transforma-se em uma ótima granita. Leve ao congelador e, depois que estiver firme, raspe com um garfo e pronto! Sirva em uma tacinha ou copo acompanhado de creme de leite, por exemplo.

Bom verão!!!

 

 

 

 

]]>
0