Topo

Quem disse que bolo não é sobremesa de verão? Combinando bem, mal não tem

Claudia Lima

22/09/2017 04h00


Eu sou simplesmente apaixonada por bolos. E para mim não tem tempo ruim- inverno, outono, primavera e mesmo no calorão, sempre é tempo de comer uma fatia docinha e gostosa. Mas taí uma dúvida que muuuita gente tem. Aquele bolo fofinho, companhia perfeita para o cafezinho, só pode ser consumido no inverno? Não foram poucas as vezes que eu ouvi esta máxima.

Óbvio que no inverno os sabores ficam mais intensos, com toques de especiarias e bebidas e uma xícara de café fumegante só vem coroar tudo isso. Mas no verão dá para comer bolo sim. A chef Heloísa Bacellar, que comanda o Lá da Venda e está à frente do site Na Cozinha da Helô , também acha que sempre há lugar para um bolinho, não importa o tempo. "Essa coisa de comer bolo somente no inverno pode fazer sentido para algumas pessoas. Mas acho que é como qualquer outra comida: há as mais pesadas e as mais leves. Para mim não importa muito, na minha vida sempre tem bolo", crava.

O segredo para comer bolo no verão? Receitas mais leves, frescas e geladas. Invista nas frutas tanto na massa quanto na cobertura ou como acompanhamento. E caldas geladinhas! Afinal, vivemos num país tropical e devemos tirar proveito disso.

As melhores frutas para fazer bolo são: banana, laranja, limão tangerina, maracujá, coco, pera…

No Bolo de Banana: troque a farinha branca pela farinha de rosca. O bolo ficará muito mais leve

Bolo Gelado de Coco ou Toalha Felpuda é um clássico do verão. Mas que tal variar a receita com um toque de limão ou canela na calda? Fica ótimo e refrescante. Outras receitas interessantes de bolo gelado podem ser feitas com chocolate, pistache e até milho!

Vai fazer bolo de Laranja? A fruta certa para usar é a laranja Baía. Ela tem sabor e cor mais acentuados e você pode aproveitar não só o sumo como as raspas também. Quer um bolo ainda mais cítrico? Junte suco de meio limão siciliano à massa.  E na hora de servir, regue com uma generosa porção daquela velha caldinha feita com suco de laranja e açúcar. Vale furar o bolo para que ela penetre bem na massa. Sirva geladinho

Bolo de Mexerica também é uma boa pedida para o verão. As mais indicadas par fazer bolo são a Morgote ou a carioca, pois são mais saborosas e têm mais sumo

Que tal um bolo de pera? Faça a massa de sua preferência e coloque a fruta picadinha. Ela vai deixa-la úmida e saborosa. Você pode ainda decorar a forma com a fruta para um efeito mais bonito

Ok, você não resiste a um bolo de chocolate? Sem problemas. Você pode comer o seu favorito em pleno verão acompanhado de… ganache: leve ao micro-ondas 200 gramas de chocolate picado e 200 gramas de creme de leite em caixinha. Aqueça por um minuto, retire e mexa bem. Espalhe sobre a assadeira de bolo e leve à geladeira. Não se esqueça de furar bem o bolo deixando a calda penetrar na massa.

Mas talvez a combinação perfeita para um bolo no verão seja com sorvete. Partindo do clássico brownie com sorvete de creme, você pode fazer inúmeras combinações com seus sabores prediletos. Um pão de ló simples fica maravilhoso com sorvete de chocolate, castanhas ou frutas. E até mesmo sorbet, por que não? Não tenha medo de ousar!

Outro bom acompanhamento para servir com uma fatia de bolo é um chantilly rápido: no mixer ou na batedeira, bata uma xícara de creme de leite fresco com duas colheres de açúcar até ficar firme (cuidado para não bater demais pois pode virar manteiga). Este chantilly fica perfeito com bolo e frutas por exemplo. Ou então, cubra um belo bolo de chocolate com essa mistura e leve para gelar. Na hora de servir, polvilhe chocolate em pó. Vira uma sobremesa chiquérrima fácil de fazer!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem disse que bolo não é sobremesa de verão? Combinando bem, mal não tem - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!

Mais Posts