Topo

Todo mundo pode cozinhar: 5 livros para quem quer parar de comer congelados

Claudia Lima

06/10/2017 04h00

Aprender cozinhar é simples. Porém requer um pouco de empenho, coragem  e perseverança na hora de enfrentar as panelas. Como quase tudo na vida, a gente vai fazer muita coisa certa. Mas vai fazer muita errada, também (quase sempre na mesma proporção).
Se você foi morar na sua primeira casa, por exemplo, vai sim passar pela fase de comprar comida congelada do supermercado, salgadinho, sanduba da lanchonete da esquina e, claro, a pizza do bairro. Quem nunca?

Depois, muito provavelmente você vai entrar naquele momento de começar a querer receber os amigos em casa. Ou virar adulto de verdade e encarar aquele utensílio que tá ali só de enfeite: o fogão. Pois bem. Não pense que livros de receitas servem apenas para quem já tem intimidade com as panelas. De jeito nenhum! Alguns, servem exatamente para você pois ensinam o beabá da cozinha. Do trivial arroz e feijão, para os iniciantes, até pratos vegetarianos simples e mais elaborados para quem quiser fazer o Masterchef em casa.

Iniciantes
"Comer Bem -Dona Benta. Clássico, ensina a preparar triviais brasileirinhos como arroz, feijão, bife e outros pratos do dia a dia.  A chef do restaurante Altar e jurada do programa "Cozinheiros em Ação",  Dona Carmen Virginia, conta que foi o primeiro livro de culinária que comprou. "É um livro com uma linguagem bem simples, não especificamente para um público classe A. Fala de técnica, mas de um modo mais romântico, todo mundo entende e consegue reproduzir em casa, o que para mim o torna  muito mais valioso. É como se o amor fosse o melhor tempero".
Se você adora a Rita Lobo e seu programa, pode começar por seu livro mais recente, "O que tem na Geladeira?". Ele dá uma boa ideia de inúmeros pratos que você pode fazer com carnes e principalmente legumes, que geralmente chegam à mesa refogados. Ser iniciante não é um problema: a linguagem é bem didática e com certeza você conseguirá executar todos os pratos. Estou ansiosa para que a série dedicada aos PFs vire livro logo.

Intermediário
Quem já tem uma certa habilidade e quer desenvolver técnicas e fazer pratos mais elaborados pode partir para obras como "400 g- Técnicas de Cozinha", livro escrito pelos professores da escola Wilma Kovesi e que ensina de tabela de conversão para receitas estrangeiras até como desossar um frango ou fazer em casa clássicos da cozinha internacional. "A Arte da Cozinha Simples", da americana Alice Waters é daqueles que não podem sair da cozinha. Quer saber o que não pode faltar na sua despensa? Ela conta. Assar um frango? Ela ensina. Fazer massa caseira? Vinagretes diferentes para salada? Está tudo lá, em linguagem direta e acessível.

Avançado
Ok, você está querendo navegar em outras searas e se aprofundar em cozinha mais saudável. Um livro maravilhoso é "Cozinha Natural Gourmet", da chef Tatiana Cardoso. O livro nem é novo, mas é na minha opinião um clássico da cozinha vegetariana  que conquista até o mais louco por carne. Apesar do forte serem as receitas salgadas, as sobremesas são leves e podem ou não levar açúcar, mostrando várias possibilidades.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Todo mundo pode cozinhar: 5 livros para quem quer parar de comer congelados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!

Mais Posts