Antes desprezado, caramelo é o ingrediente do ano. Aprenda como se faz
Claudia Lima
18/03/2018 04h00
Por anos ele viveu ali, renegado nos sorvetes e sobremesas que ninguém queria. Mas pode se preparar que você ainda vai ouvir falar muito deste ingrediente que vai fazer par com chocolate nesta Páscoa (muitos lançamentos o trazem) e brilhar muito ao longo do ano: o caramelo.
Fácil de usar e de preparar, ele pode virar a estrela de uma sobremesa. Sozinho, pode incrementar uma simples bola de sorvete. Com um pouco de sal, dá um sabor marcante e sofisticado para aquele "bolo de nada" que acabou de sair do forno ou a pipoca que acabou de sair da panela ou do micro-ondas.
"Os franceses, por exemplo, usam muito, simplesmente passando em uma fatia de pão. Bolo de banana, panquecas e tapiocas também ficam ótimos", diz a chef do Conceição Discos Talitha Barros.
Ou seja, assim como a calda de chocolate, um bom caramelo é capaz de "levantar" um prato.
Talitha diz que fazer caramelo não requer muita técnica, apenas ingredientes simples: açúcar, manteiga e creme de leite fresco. A gastrônoma mineira Lu Oliveira, é mestre em fazer caramelo, que usa para cobrir e rechear bolos, além de outras delícias. Ela conta seu segredo para deixar o caramelo bem cremoso. "Uso nata, que tem uma consistência mais espessa. Se quiser deixá-lo mais líquido, use creme de leite fresco, nunca o de caixinha, pois a textura fica muito diferente", ensina.
A chef dá outras dicas importantes. "Levar ao fogo bem baixo é essencial. Também evite ficar mexendo: ele pode açucarar. E sempre mantenha toda atenção do mundo, pois qualquer distração pode fazê-lo queimar e amargar", alerta. Se isso acontecer, seu caramelo não tem salvação: o sabor vai por água abaixo. A saída? Começar tudo de novo.
Como usar:
O caramelo acompanha doces, sobremesas, sorvete, milkshake, pipoca, chocolate e o que mais você quiser
Veja abaixo a receita de caramelo de Lu Oliveira
Caramelo
250 ml de creme de leite fresco ou nata
170g (1 xícara de chá) de açúcar refinado
30g (2 colher de sopa) de manteiga
Modo de fazer:
Aqueça o creme em fogo baixo.
Em outra panela, leve o açúcar ao fogo médio e deixe derreter sem mexer até que as bordas comecem a caramelar (escurecer). Misture sempre até que esteja totalmente derretido. Continue mexendo em fogo médio até ficar bem dourado, mas com cuidado para não queimar. Adicione delicadamente o creme aquecido (cuidado com as bolhas, pois entra em ebulição) e misture suavemente. Adicione a manteiga e mexa mais um pouco. Deixe esfriar um pouco e guarde em pote fechado. Pode ser guardado em geladeira por até uma semana.
Dica extra: Para fazer o caramelo salgado, acrescente uma colher de chá de sal (ou a gosto, se preferir)
Sobre a autora
Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.
Sobre o blog
Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!