Escolha a salsicha certa e turbine seu cachorro-quente
Claudia Lima
22/04/2018 04h00
O que fazer então? Nunca mais comer o sanduíche? Não. Eu, por exemplo, amo cachorro-quente (muito mais que hambúrguer), por isso acho que o principal a fazer é saber escolher a salsicha.
Como? Ela deve ter qualidade. Ou seja, ser produzida especificamente com carne de boi, frango ou suína, usadas puras e misturadas a temperos e especiarias, podendo ser ou não defumada. OK, elas podem ser um pouco mais caras do que as salsichas que costumamos ver na prateleira, feitas geralmente cheias de corantes e carnes ultraprocessada.
Qual comprar?
– Frankfurter: feita com carne suína, tem sabor levemente defumado
– Viena: a receita é feita com carne de porco e de boi
– Bratwurst: feita com carne de vitela, o que deixa o sabor bem suave
E para acompanhar?
Nas ruas de São Paulo, os hot dogs são servido com tanto recheio que quase não se sente o sabor da salsicha. Vale de um tudo: purê de batata, milho, ervilha, molho, batata-palha e o que mais a imaginação mandar. Como se não bastasse, tem locais que ainda prensam toda essa mistura. Em algumas cidades do Nordeste é comum servirem carne-moída sobre o embutido. E no centro-este, o pequi também entra na composição do sanduíche.
Bem, em casa, você pode usar outros acompanhamentos para turbiná-lo:
- cebolas caramelizadas: basta refogar cebolas cortadas em rodelas (branca ou roxa) em manteiga até que elas murchem bem. Tempere com sal e pimenta sirva
- bacon: bem picadinho ou em fatias bem finas, leve à frigideira até que fique bem frito e sequinho
- maionese: você pode fazer a sua em casa e incrementar com pimenta como a biquinho ou a jalapeño, ou ainda dar um sabor exótico acrescentando um pouquinho de raiz-forte (wasabi)
- picles: de pepino ou de cebola, também são ótimos acompanhamentos
- mostarda: meu ingrediente preferido! Com mel, ancienne (aquela cheia de sementes), escura…
- queijo: o cheddar cai muito bem com salsicha. Mas na falta dele, uma boa mozarela está valendo também
- molhos: ketchup, barbecue e o molho de tomate caseirinho também dão conta de deixar seu sanduíche suculento na medida
Quer mais sugestões de cachorro-quente? Veja aqui
Sobre a autora
Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.
Sobre o blog
Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!