Quatro momentos em que a canela tempera e dá brilho a pratos salgados
Claudia Lima
16/09/2018 04h00
Foto: Leonardo Soares/UOL
Toda vez que a gente pensa em canela logo vem à mente… doce! Canjica, arroz doce, sobremesas à base de banana ou maçã.
Uma das especiarias mais conhecidas e utilizadas no mundo, a canela é quase sempre ligada ao amor, ao mistério, provavelmente devido ao seu sabor exótico. Em algumas culturas, principalmente as orientais, ela é usada –em pó ou em rama– para realçar o sabor de carnes, frangos e outras preparações.
A canela em rama tem sabor mais suave e vai se incorporando aos poucos à comida. Depois que o prato estiver pronto, retire antes de servir. Se for usá-la em pó, polvilhe no final do cozimento, caso contrário sua receita pode ficar um pouco amarga.
Carnes
Vai fazer almôndegas? Use uma pitada de canela em pó para deixá-la com um gostinho diferente. Já a carne de panela ganha outros ares com uma rama colocada antes de ir para a pressão com os outros temperos
Frango
Ele ganha ares orientais se você fizer cozido em cubos, com grão de bico, cenouras e outros legumes e no final aromatizar com uma pitadinha. Sirva com cuscuz marroquino. Ou no espetinho, que também fica uma delícia antes de ir para a grelha
Sopa
Achou que a sopa ficou sem graça? O prato pode ganhar outro sabor com uma pitadinha de canela
Bolo
Vai servir um bolinho simples de iogurte ou um bolo de aniversário? Regue com uma caldinha feita com 1/3 de xícara de açúcar, 1/3 de xicara de água e uma rama de canela. Ela umedece na medida e já dá um ar de festa!
Veja receitas com canela
Sobre a autora
Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.
Sobre o blog
Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!