Topo

Vai usar vinho para cozinhar? Saiba qual tipo escolher

Claudia Lima

29/12/2018 05h00

Em tempos de festas, as marinadas e cocções com bebida alcoólica são a bola da vez. Especialmente vinhos. Mas na hora de escolher, bate a dúvida? Com qual deles eu vou?

Mesmo que usado em poucas quantidades, a qualidade do vinho vai influir no sabor da receita, já que à medida que ele vai cozinhando e reduzindo, suas nuances vão impregnando no prato.

Outro fato decisivo é o tipo de uva. Geralmente, vale seguir a regrinha de tintos para carnes vermelhas e brancos, para aves. E eles devem ser secos, sempre (a menos que seja uma sobremesa e a receita peça), porém com acidez moderada, entre 10 e 13%.

Entre os brancos, os mais indicados são: Pinot Grigio (mais neutro), Sauvignon Blanc (ótimo para usar em peixes e frutos do mar) e Chardonnay (que dá um sabor mais encorpado aos pratos). Já entre os tintos, os melhores são de baixo tanino e mais frutados, como Merlot, Cabernet, Chianti e Pinot Noir. Isso evita o risco do prato ficar muito forte e até com certo amargor.

Isso tudo não significa comprar vinhos caros e como a receita pede uma quantidade pequena, você não sairá perdendo. O ideal são vinhos de preços médios, que você costuma beber. Ou seja, se o vinho é bom no paladar, é bom para cozinhar.

Veja aqui sugestões para cozinhar com vinho. Aproveite e tim-tim!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vai usar vinho para cozinhar? Saiba qual tipo escolher - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!

Mais Posts