Multiuso, missô tempera não só sopa: saiba dar toque a legumes e carnes
Claudia Lima
13/03/2019 05h00
(foto: iStock)
Missô é um tempero que sempre me intrigou. Até então, só havia sido apresentada a ele pelo missoshiro, aquela sopinha servida nos restaurantes japoneses que é um verdadeiro carinho para a alma. De repente percebi que ele é multiuso.
Feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja acrescidos de sal, ele tempera que é uma beleza! E ainda acrescenta mais uma camada de sabor nas preparações.
"Uma tigela de arroz cozido e uma de missoshiru fazem a base da dieta japonesa", me explica a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Tudo porque o missô, além de entrar como tempero em vários tipos de caldos e sopas, está presente em muitas preparações tradicionais, seja como protagonista ou coadjuvante de sabor.
Das receitas tradicionais de ramen, udon e cozidos, até o tsukemono, aquela conserva de vegetais, ele dá mais profundidade e consistência ao caldo.
Um de seus usos mais comuns na culinária é para marinar peixe, frango ou carne (especialmente a de porco!). "Além de temperar, essa marinada também ajuda a amaciar", ensina Telma.
Segundo a chef, o missô pode ser usado como tempero único, no lugar do sal. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade para não salgar demais.
"Experimente cortar palitos de pepino, cenoura, salsão e rabanetes e colocar um potinho de missô ao lado, para molhar de vez em quando. Fica delicioso", indica.
Uma das receitas mais emblemáticas para mim é a berinjela no missô, que recebe uma camada generosa do tempero — misturado ao saquê e um pouco de açúcar, resulta na coisa mais maravilhosa do mundo. Veja a receita exclusiva abaixo.
BERINJELA AO MISSÔ
Rende 4 porções
Pronto em 20 minutos
Ingredientes
1 xícara de saquê
½ xícara de saquê mirin (saquê doce de cozinha)
1 colher (sopa) de missô
1 colher (sopa) de açúcar
1 gema
2 berinjelas japonesas em pedaços
Óleo para fritar
1 colher (sobremesa) de gergelim branco torrado
Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo alto o saquê e o mirin até reduzir à metade. Acrescente o missô e o açúcar e misture até dissolver.
Retire do fogo e junte a gema, mexendo rapidamente para não coagular. Volte a panela ao fogo, agora baixo, e cozinhe, mexendo sempre até engrossar.
Passe o molho por uma peneira fina e reserve.
Em uma panela com óleo fervente, em fogo médio, frite os pedaços de berinjela em imersão até ficarem macios e dourados. Escorra e seque com papel absorvente.
Tempere com o molho de missô. Finalize salpicando com gergelim.
Mais receitas com missô
Canja Especial
Berinjela do Henrique Fogaça
Kappo Steak
Sobre a autora
Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.
Sobre o blog
Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!