Topo

Histórico

Categorias

Um brownie tem vários segredinhos. Veja como fazer o melhor

Claudia Lima

02/12/2017 04h00

A primeira vez que vi um brownie na vida foi em filme na sessão da tarde em que uma garota brigava com o namorado rock star e desiludida, devorava uma bandejinha prateada  recheada de bolo de chocolate. Apesar da total falta de tecnologia da época (a TV era de tubo), dava para perceber que era um bolo baixo e muito denso. Fiquei encafifada, aquilo não existia no Brasil.

Somente anos depois é que fui descobrir que se tratava de um brownie, que começava a ficar popular nas gôndolas do supermercado. Hoje nem preciso dizer que apesar de super americano, ele é um dos doces mais queridos dos brasileiros.

Mas como por aqui a gente sempre dá um ziriguidum em tudo, claro que surgiram versões que subvertem a original – com geleia, com castanha, doce de leite, branco, vermelho e até azul.

A doceira Andrea Solé, que desde 2014 comanda o Brown Sugar Brownies Artesanais, conta que o segredo do brownie perfeito depende do resultado que você quer. "Mas o tempo de forno é sem dúvida coisa mais importante. Se você deixar passar do período estipulado, o doce perde a textura cremosa e acaba vira bolo".

Veja abaixo as dicas dela para fazer o doce perfeito:

– Se você gosta de um brownie bem "cremoso", é importante não bater muito a massa para que não entre muito ar

– Para garantir qualidade usar chocolate de verdade é fundamental. Use chocolate em barra de sua preferência: amargo, meio amargo ou ao leite. E se quiser turbinar com cacau puro em pó, peneire sempre antes de usar

– Use manteiga sempre: jamais substitua por margarina. Ela contém água em sua formulação e neste caso, água e chocolate não conversam

– Uma boa dica é substituir o açúcar refinado pelo cristal. Ele ajuda a formar a casquinha tão característica

– O ideal é assar seu brownie de 25 a 30 minutos  a uma temperatura de 180 ano máximo 21-º. Mas  o tempo pode variar de forno para forno. Fique de olho

-Para saber se seu brownie está pronto, uma dica infalível é: quando começa a formar aquela casquinha, espete um palito. Se a massa estiver mole e sair no palito, já pode retirar do forno. Atenção: se a massa estiver líquida precisa ficar mais tempo

– Quando se fala em brownie, o céu é o limite, por isso, aproveite para testar outros sabores.  A partir da massa base, você pode incrementar juntar nozes, castanhas, damascos ou uva-passa, doce de leite, marshmallow…  Cobertura também funciona: coloque glacê de cream cheese sobre a massa antes de levar ao forno e você terá um sabor bem interessante.  Use a criatividade!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!