Topo

Histórico

Categorias

Cúrcuma e gengibre: dois temperos que ajudam a enganar o frio

Claudia Lima

09/06/2018 04h00

Foto: Getty Images

Em tempos de festas juninas, o gengibre aparece nas gôndolas dos supermercados em abundância e com preços bem convidativos. Ainda bem, já que ele é, ao lado do milho, um ingrediente imprescindível para as comidas típicas da época.

Agora você sabe qjue o gengibre pode dar uma "sacudida" nos pratos do dia a dia? Na Bahia ele já é usado em pratos típicos como o vatapá. Na cozinha oriental, ele brilha na forma de conserva (na cozinha japonesa), na tailandesa (que para mim é a parente oriental da culinária baiana), especialmente em sopas como a de Frango ou de camarão (Tom Ka Gai), e na chinesa, nas carnes de boi ou frango preparadas na wok. Nestes pratos quentes o gengibre dá um toque ardidinho que nada tem a ver com a pimenta. Ao contrário: sua ardência é menor, mas ele dá frescor e "esquenta" o prato.

Agora, em uma viagem recente à Holanda descobri que com gengibre, os holandeses fazem um chá que é um hit no inverno ou no verão, ao lado do chá de hortelãa. A receita é simples: coloque em um copo um espetinho com rodelas alternadas de gengibre e pedaços de laranja (com a casca). Junte água fervente, adoce com mel está pronta uma bebida que esquenta tudo e ainda é refrescante.

Ouro em pó

Outra coisa que descobri e me apaixonei foi mais um uso para o turmeric-mais conhecido aqui como cúrcuma: o chamado Golden Milk. Sim, trata-se de um leite com uma cor dourada linda ultra saboroso e que, dizem, faz bem para o organismo (a bebida seria boa para ajudar na digestão, imunidade e proteção para o fígado). Verdade ou não, o fato é que você pode estar torcendo o nariz, mas é uma delícia. Especialmente para aqueles momentos em que a gente já tomou todos os sabores de chá e quer dar um abraço a mais no estômago.

A receita é fácil:

2 xícaras de leite vegetal (de amêndoas, coco ou aveia) ou se preferir, leite de vaca
1 colher de chá de cúrcuma
1/2 colher de sopa de canela
uma pitada de pimenta moída na hora
1/4 de colher de gengibre em pó
1 colher de chá de mel

Bata todos os ingredientes com o mixer e leve ao fogo por dois ou 3 minutos sem deixar levantar fervura. Está pronto para beber

Veja outras receitas para espantar o frio

Quentão
Noodles Picantes
Creme de Abóbora com Gengibre
Sopa Turmeric
Cuscuz Marroquinho com Vegetais

Veja também
Quatro fatos que você não sabia sobre a cúrcuma

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!