Topo

Histórico

Categorias

Escolha a salsicha certa e turbine seu cachorro-quente

Claudia Lima

22/04/2018 04h00

Quando se fala em cachorro-quente, a polêmica é certa: as salsichas comuns existentes no supermercado geralmente pecam na qualidade –são geralmente feitas com a chamada sobras de canes e miúdos, peles e tendões (muita gente diz que até jornal entra na composição).

O que fazer então? Nunca mais comer o sanduíche? Não. Eu, por exemplo, amo cachorro-quente (muito mais que hambúrguer), por isso acho que o principal a fazer é saber escolher a salsicha.

Como? Ela deve ter qualidade. Ou seja, ser produzida especificamente com carne de boi, frango ou suína, usadas puras e misturadas a temperos e especiarias, podendo ser ou não defumada. OK, elas podem ser um pouco mais caras do que as salsichas que costumamos ver na prateleira, feitas geralmente cheias de corantes e carnes ultraprocessada.

Qual comprar?

– Frankfurter: feita com carne suína, tem sabor levemente defumado

– Viena: a receita é feita com carne de porco e de boi

– Bratwurst: feita com carne de vitela, o que deixa o sabor bem suave

E para acompanhar?

Nas ruas de São Paulo, os hot dogs são servido com tanto recheio que quase não se sente o sabor da salsicha. Vale de um tudo: purê de batata, milho, ervilha, molho, batata-palha e o que mais a imaginação mandar. Como se não bastasse, tem locais que ainda prensam toda essa mistura. Em algumas cidades do Nordeste é comum servirem carne-moída sobre o embutido. E no centro-este, o pequi também entra na composição do sanduíche.

Bem, em casa, você pode usar outros acompanhamentos para turbiná-lo:

  • cebolas caramelizadas: basta refogar cebolas cortadas em rodelas (branca ou roxa) em manteiga até que elas murchem bem. Tempere com sal e pimenta sirva
  • bacon: bem picadinho ou em fatias bem finas, leve à frigideira até que fique bem frito e sequinho
  • maionese: você pode fazer a sua em casa e incrementar com pimenta como a biquinho ou a jalapeño, ou ainda dar um sabor exótico acrescentando um pouquinho de raiz-forte (wasabi)
  • picles: de pepino ou de cebola, também são ótimos acompanhamentos
  • mostarda: meu ingrediente preferido! Com mel, ancienne (aquela cheia de sementes), escura…
  • queijo: o cheddar cai muito bem com salsicha. Mas na falta dele, uma boa mozarela está valendo também
  • molhos: ketchup, barbecue e o molho de tomate caseirinho também dão conta de deixar seu sanduíche suculento na medida

Quer mais sugestões de cachorro-quente? Veja aqui

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!