Topo

Histórico

Categorias

Maxixe: bom, bonito e barato, é um legume que você precisa descobrir

Claudia Lima

06/03/2019 05h00

Ele não é muito popular no Sul e no Sudeste do Brasil, mas, no Nordeste, o maxixe reina. Pode-se dizer que o vegetal redondo cheio de espinhos é um "primo" do pepino, por sua textura e sabor. E não pense que, por conta de sua aparência, ele é um vegetal difícil de manusear. Ao contrário. A única coisa que você precisa fazer antes de utilizar é raspar os espinhos com uma faca. A partir daí, ele só brilha.

Eu, por exemplo, comprei maxixe outro dia na feira pela primeira vez. Já havia comido em um restaurante e resolvi me aventurar com ele na minha cozinha. Resolvi fazer um cozido — carne, abóbora, cebola, tomates, coentro, tudo cortado de maneira bem rústica. E maxixe. Ficou maravilhoso!

Outra forma de fazê-lo cozido é a Maxixada, prato muito comum no Nordeste. "Aprendi uma receita com a escritora e gastrônoma pernambucana Ana Rita Suassuna que leva camarão, coentro, azeite e leite de coco", conta Larissa Januário, do blog Sem Medida.

Maxixe fica ótimo também salteado (sozinho ou junto a outros legumes), no cozido, cru, como salada ou picles. "Adoro comer maxixe fresco, no vinagrete. Raspo a casca para tirar os espinhos, corto fininho e tempero com limão, cebola roxa, azeite e coentro", diz Larissa.

Ficou curioso? Veja a receita abaixo e corre para a feira!

Vinagrete de Maxixe, Jiló e Cebola Roxa

Ingredientes
1/2 cebola roxa em rodelas finas
2 jilós em rodelas finas
1 maxixe em rodelas finas
1 limão
2 colheres de azeite de oliva
Salsa e coentro a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Tempere os legumes com o limão, o azeite, a salsa e o coentro. Misture tudo e acerte o sal e a pimenta. Sirva como salada ou com carnes de churrasco ou assada. Fica ótimo também em mexidos.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!