Topo
Tempero

Tempero

Categorias

Histórico

Um truque para uma sobremesa de última hora quentinha e saborosa: crumble

Claudia Lima

2003-06-20T18:04:00

03/06/2018 04h00

Pense naquele momento em que você quer preparar uma sobremesa que possa levar para o sofá enquanto assiste sua série favorita debaixo das cobertas. Se puder ser com uma bola de sorvete então…

O que você precisa é de um bom crumble, uma espécie de torta que nasceu na Inglaterra e é umas das mais fáceis de preparar: a primeira camada — ou o recheio —  é feita com frutas que são cobertas com uma farofa feita com farinha, açucar e manteiga. Depois, é só levar ao forno até que as frutas cozinhem e se forme uma casquinha dourada e crocante.

O recheio pode ser as frutas que você quiser: a mais famosa é a maçã, você pode usar pera, banana, pêssegos ou ameixas, sempre frescos.
Algumas dicas para seu crumble dar certo:

– se quiser usar frutas mais suculentas como blueberries, morangos ou pêssegos, leve-as ao fogo com um pouco de amido de milho até que forme um caldo bem consistente. Isso ajuda a não deixar o recheio muito liquido, o que poderia prejudicar a massa.

– O sabor da sobremesa vem das frutas, claro, e de alguns temperos que você pode usar para realçar o sabor, como canela, noz-moscada ou passsas.

– Quer uma receita básica da farofinha? Junte 6 colheres de sopa de açúcar granulado, 90 gramas de farinha e 110 gramas de manteiga sem salmisture tudo com as pontas dos dedos formando uma farofa (a massa fica arenosa). Não se preocupe se ficarem alguns grumos: eles desaparecem quando forem ao forno.

– Para dar sabor e textura à cobertura, junte nozes e castanhas picadas ou cereais como aveia ou granola.

– Na hora de servir, é só colocar uma  bola de sorvete sobre o Crumble ainda quente e se deliciar.

Veja algumas sugestões fáceis de fazer em casa:

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!