Topo

Histórico

Categorias

Versátil, lentilha vira bolinho, guisado e uma sopa perfeita para o frio

Claudia Lima

19/08/2018 04h00

Confesso: o inverno é uma verdadeira tortura para mim. Eu amo verão, sol, poder deixar a casa aberta e acho que se pode ser chiquérrima também com temperaturas elevadas. Acontece que, com o tempo frio, eu fico obsessiva em me manter aquecida. O que significa preparar comidinhas rápidas que chegam fumegantes ao prato, aproveitando a feira da semana. Um dos ingredientes que tenho usado muito é a lentilha.

Há uns três invernos eu faço uma sopa (ou será um cozido?) que virou um sucesso de audiência aqui em casa. Ela é baseada nesta receita do Jamie Oliver, porém em uma versão mais rápida e mais leve. Para fazê-la, usa-se lentilha vermelha, que antes eu só conseguia trazer das viagens mas que hoje (graças a Deus!) pode ser facilmente encontradas em empórios e feiras livres.

É só dourar em azeite uma cebola e um dente de alho picados, juntar 1/2 xícara de tomates-cereja cortados ao meio, meio talo de salsão cortado em fatias finas.

Refogue bem e tempere com uma colher de chá de cúrcuma e 1/2 colher de chá de cominho (ou a gosto, se preferir). Junte uma batata doce picada e 1 xícara de sopa de lentilha. Tempere com sal e pimenta do reino e cubra com 1/2 litro de água (ou caldo de legumes).

Tampe e deixe cozinhar por uns 25 minutos até que a lentilha esteja macia, mas firme. Junte um punhado de espinafre cru, folhas de coentro, finalize com pimenta calabresa e pronto! Simples, leve e quentíssima!

Aproveitando a lentilha ao máximo

– Muita gente come apenas no ano-novo ou cozida como feijão. Mas nada disso: marrom, vermelha e até preta, ela fica perfeita quando feita como salada. Vira purê ou hambúrguer, ensopado, além de dar vida ao arroz branco de todo dia, também se transforma em um guisado, perfeito para acompanhar carnes. Ou salada. Ou Sopa. Enfim, muita coisa.

– E não pense que a lentilha precisa de muito pré-preparo. Para reduzir o tempo de cozimento, você pode deixá-la de molho por uma hora aproximadamente.

– Um tempero que você deveria usar sempre que fizer lentilha é o cominho. Ele realça tanto o sabor que uma simples lentilha cozida se transforma. Gotinhas de limão também acrescentam sabor. Experimente.

– Procure não cozinhar o grão demais. Ela deve cozinhar, ficar macia mas não começar a se desfazer.

– Lentilha combina com carnes, especialmente a de porco. Para incrementar sua receita, junte uma boa porção de costelinha, paio, linguiça portuguesa ou bacon. O sabor cresce!

Veja mais receitas

Lentilha Refogada com Amêndoas
Sopa Libanesa
Sopa Simples
Bolinho de Arroz e Lentilha

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!