Topo

Histórico

Categorias

Ragu é o molho italiano que pode ser feito com carne, linguiça e vegetais

Claudia Lima

13/10/2018 04h00

Sabe aquele molho bem denso, com carne desfiada, que desmancha na boca, servido nos restaurantes italianos acompanhado de uma boa massa? Ele é o ragu, um dos pratos mais conhecidos da cozinha italiana.

Além da versão com carne de boi — feita com legumes, tomates, vinho e extrato de tomate — é possível preparar versões com linguiça e até vegetarianas, com legumes como cenoura e cogumelos.

Fazer ragu não é dificil, mas requer paciência, principalmente feito com carne (que fica cozinhando por várias horas em fogo baixo).

Veja abaixo algumas dicas para preparar.

De Carne
Via de regra, refoga-se bem os legumes (cenoura, cebola e manjericão). Depois, acrescente a carne mexa um pouco e coloque o vinho (sempre de boa qualidade). Quando evaporar, junte caldo de carne, tomate e extrato de tomate. É importante manter o fogo baixíssimo para que não queime. Os cortes mais indicados para fazer o ragu são coxão duro, paleta, fraldinha. Como são carnes mais firmes, requerem muitas horas de cozimento. O resultado vale a pena, pois o molho fica saborosíssimo e a carne se desmancha naturalmente.

De Linguiça
Para o ragu de linguiça, é imprescindível que ela seja de boa qualidade. Ou seja, sem muita gordura. O segredo é, antes de começar o preparo, retirar a carne de dentro da pélícula (tripa) e desmanchá-la, com as mãos mesmo. Depois, o restante do processo é o mesmo, porém leva menos tempo no fogo.

De Legumes
Há controvérsias entre os mais puristas, pois o verdadeiro ragu seria feito apenas com carne. Polêmicas à parte, um bom cozido feito à base de cogumelos, vinho branco e creme de leite fica leve, fresco e muito saboroso. E fica pronto rapidinho!

Combina com o que?
Basicamente com tudo: massas, polenta, canjiquinha, batata assada ou purê e até um simples arroz branco.

Gostou? Veja mais receitas abaixo

Fusili ao molho de Ragu de Linguiça
Lasanha com ragu a Bolonhesa
Ragu de Lentilhas e Cogumelos

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!