Topo

Histórico

Categorias

Os noivos Harry e Meghan escolhem bolo simples e gostoso. Como deve ser

Claudia Lima

13/05/2018 13h32

Créditos: Adriana Moreno

E no próximo final de semana será celebrado o casamento do ano entre o príncipe Harry e a americana Meghan Markle. Óbvio que além do vestido real, todas as atenções se voltam para a seguinte questão: como e quem fará o bolo servido na cerimônia? Qual não foi minha surpresa ao ver que Meghan escolheu a também americana Clair Ptak, confeiteira radicada há alguns anos em Londres. Pausa: há exatos três anos, logo que comecei a me aventurar a fazer bolos, conversei via Facebook com a Clair, que me deu a maior força para realizar meu sonho de ser boleira. Imagine a minha felicidade!

Pois bem, depois de muitas especulações sobre o sabor (houve até quem falasse que seria de banana, fruta preferida do príncipe), foi oficializado pelo palácio de Buckingham que o casal optou por uma receita clássica inglesa: um bolo de limão siciliano e flor de sabugueiro – árvore comumente encontrada na Ásia e na Europa cujas flores, comestíveis, são muito utilizadas em chás, sucos, drinques alcoólicos e sobremesas -coberto com buttercream (creme à base de manteiga) e decorado com flores naturais. Ou seja, mais cool impossível!

Isso abre uma discussão sobre o assunto e mostra, na verdade, que um bolo de casamento não precisa necessariamente ter um sabor ultra sofisticado com ingredientes caríssimos. Massa branca é uma tradição. Mas por que não inovar?

É chocólatra? Aposte num denso bolo de chocolate! É fã de mousse de maracujá? Por que não usá-la como recheio? A boleira Paola Vitaliano, combinou o doce com uma massa feita com nozes e damasco. "Quando sugeri o sabor a ideia era realmente fazer um bolo gostoso. Acho que é uma preocupação de fato com o gosto dos convidados, mas a satisfação pessoal dos noivos também", resume. Heloíza Flores, da Cozi Pronto, em Curitiba, atendeu uma noiva que pediu brigadeiro de leite ninho. "Adoro sabores e decoração simples mas acho que o bolo deve refletir o gosto dos noivos", conclui.

No Brasil, os sabores mais pedidos são brigadeiro, morango com chantilly e doce de leite. Ou seja, o seu bolo de casamento não precisa ser o já manjado nozes com baba de moça. Ele pode sim, ser o seu bolo predileto. Afinal, nessa data que é tão importante, o mais legal é privilegiar sua vontade. Um brinde aos noivos!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!