Tempero

Categorias

Histórico

Polêmico, chuchu vai bem na moqueca, na massa e até no bolo

Claudia Lima

10/04/2018 04h00

Sem sal, sem graça, sem borogodó. Se existe um legume que é injustiçado é o chuchu. Nem mesmo Carmen Miranda conseguiu mudar muito essa fama – ok, as gerações antigas até poderiam comer e adorar o “camarão ensopadinho com chuchu” (eu amo). Ele caiu em desuso e é difícil encontrar quem prepare algo usando este ingrediente com maestria.

Como fazer
Para começo de conversa, o chuchu é um legume tinhoso. Antes de usar, você precisar prepará-lo – assim que você corta, ele solta um visgo, uma cola que gruda imediatamente nas mãos.

A dica preciosa: descasque o chuchu sob água corrente. Eu costumo cortá-lo ao meio, esfrego as duas metades até formar uma espuminha (que retiro raspando com a faca) e lavo. “Usar um descascador também ajuda a não grudar nas mãos”, ensina Larissa Januário, do Jantar Secreto. Depois é só cortar e usar de acordo com a receita escolhida, que podem ser várias. Sim, porque nem só refogado ele vive.

Na panela, no forno, cru ou cozido
Chuchu é ótimo no suflê, assado, na sopa… até cru, no vinagrete (ou curtido, como um bom picles), ele funciona muito bem. O truque é aproveitar seu sabor neutro e abusar de temperos e outros alimentos mais marcantes para agregar sabor. “Acho que ele combina com ervas frescas, coentro, salsinha, tomilho, limão… Gosto de usar essas ervinhas do quintal. A erva fresca ou mais potentes como o alecrim por exemplo, se sobressai demais, e mata o sabor original”, opina.

Sabor marcante
Há pessoas no entanto que gostam de usar temperos mais marcantes para realçar o chuchu. “Você pode usar um curry em um cozido por exemplo, mas aconselho a colocá-lo apenas no final. Assim, você mantém a textura firme e o sabor não fica tão proeminente”.

Existe ainda o uso em sobremesas, como bolos ou geleias. “Como ele é um ingrediente de sabor neutro, absorve rapidamente outros sabores e dá volume a algumas preparações”.

Veja 4 receitas com chuchu

Camarão com Chuchu
Papardelle com Legumes
Moqueca Vegetariana
Bolo de Chuchu com Carambola

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Tempero
Topo