Topo
Tempero

Tempero

Categorias

Histórico

Cuscuz nordestino é o alimento perfeito para comer depois da folia

Claudia Lima

2026-02-20T19:05:00

26/02/2019 05h00


Vai brincar o Carnaval como se não houvesse amanhã? Então prepare-se, porque quando se chega em casa o que a gente mais quer é uma comidinha gostosa, rápida, que não dê trabalho e que "abrace" o estômago, deixando a gente prontinho pra ir pra cama.

Nada melhor então do que Cuscuz Nordestino! Ele é uma ótima opção inclusive para variar o pão com manteiga de todo dia.

No Nordeste, o cuscuz é servido com acompanhamentos variados: com um pedacinho de manteiga em cima, com carne de sol ou com ovo frito. Pode enriquecer também acrescentando à receita queijo e coco ralado grosso.

Eu, particularmente, prefiro o meu com leite de coco adoçado com açúcar, do jeitinho que minha avó, baiana de Ilhéus, costumava fazer para sua neta mais comilona.

Feito com flocos de milho, o cuscuz de milho é preparado no vapor (não leva gordura) e fica pronto em 20 minutinhos. Os ingredientes que você precisa: flocos de milho (também conhecido como "flocão"), água e sal.

Como moro sozinha, minha receita básica é: 1/2 xícara de flocão, cerca de 1/2 xícara de água (esta é uma medida aproximada, ou seja, vá colocando até umedecer, mas sem ficar totalmente encharcado) e sal a gosto.

Deixo descansando por 10 minutinhos e coloco em uma cuscuzeira (sem apertar, por favor!!!), onde cozinha por mais 10 minutos. Desta maneira ele fica fofíssimo!

Tem gente que, para agilizar o processo, prepara no micro-ondas. Assim, em 3 minutinhos ele fica pronto. Mas, atenção: convém parar a cada 1 minuto para ver se a textura está boa, pois se cozinhar demais corre o risco de ficar muito duro.

Como eu sei que depois da folia você quer uma comidinha pá-pum, pode levar direto ao fogo, sem necessidade de deixar descansar. Corra pro banho e quando voltar… é comer e cama! Bom Carnaval!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!