Topo

Histórico

Categorias

10 itens básicos para ter na cozinha (e 4 supérfluos que a gente ama)

Claudia Lima

21/10/2018 04h00

Foto: Getty Images

Comprar utensílios para a cozinha é uma verdadeira tentação não é? É promoção de selinhos aqui, uma cumbuquinha linda ali, um cortador de temperos que sua apresentadora favorita usou na TV… Ufa, quando você olha, a casa está lotada de coisas que você vai usar pouquíssimo ou apenas uma vez e nunca mais. Acontece comigo o tempo todo.

Mas a real é que ninguém precisa de tantos utensílios e gadgets moderníssimos para cozinhar. Não tem tudo? Calma, a graça é ir montando o seu kit devagarinho, sem pressa. Veja abaixo o que realmente é indispensável na sua cozinha.

Utensílios básicos
1. Tigelas
Uma grande/média e uma pequena. São úteis para servir servir saladas ou misturar molhos etc…

2. Escumadeira, concha e uma espátula vazada de inox
Sem elas não dá para se mexer na cozinha.

3. Travessa refratária
Retangular ou redondo, é nela que você vai preparar o que for no forno e levar à mesa, como carnes, peixes, legumes…

4. Frigideiras
A princípio uma grande (ou média),  para preparar bifes e panquecas. E uma menor, para preparar tapiocas, omeletes e ovos. Depois, vale investir em uma grande e alta, para frituras e até fazer um risoto.

5. Colher de bambu
Outro acessório indispensável, assim como a concha e a escumadeira.

6. Jarra, xícaras e colheres medidoras
Não é frescura: do arroz ao bolo, todas as receitas que você nos livros são testadas e preparadas com estes utensílios que já tem uma medida padrão. O bom de utilizá-los é ter a certeza de que sua preparação não dará errado.

7. Abridor de latas
Invista naqueles mais modernos, que giram sobre a tampa da lata e a retiram inteira.

8. Facas
Uma serrilhada, para pães, uma "do chef", para carnes, e uma pequenina, para legumes e frutas.

9. Formas
Você nem é tão louca assim por confeitaria e gosta de fazer um bolinho aqui ou ali? Uma forma de furo no meio já resolve bem: dá para fazer um bolo ou um pudim quando quiser impressionar. Para completar, uma retangular (tabuleiro).

10. Tábua de corte
Indispensável. Se puder ter duas, melhor: uma para carnes e outra para legumes. Sempre de bambu, pois são mais higiênicas.

Supérfluos que a gente ama (e que são muito úteis)

1. Pinça
Ótima para quando estiver fazendo algum alimento frito da frigideira

2. Timer
Controla o tempo de cozimento perfeitamente. E ainda tem sempre um apito, para os distraídos

3. Moedor de sal e pimenta
Já provou pimenta  moída na hora? Tem outro sabor! Pode até parecer charme, mas é ótimo para levar à mesa e temperar seu prato a gosto.

4. Pilão para temperos
Nele você coloca o alho junto a outros temperos socando bem para utilizar em suas receitas. É maravilhoso pois não deixa aquele odor nas mãos.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!