Topo

Histórico

Categorias

Saiba como combinar, conservar e usar as ervas mais comuns do mercado

Claudia Lima

26/08/2018 04h00

mixed herbs such as basil, chives and rosemary in pots in a wooden tray, gardening tool lying on wooden table

Manjericão
Vai bem com:  tomates, queijos, massas, molhos
Um dos temperos mais populares ao lado da salsa, da cebolinha e do coentro. Use e abuse em molhos, massas e até em drinques. Mas deve ser usado sempre fresco: seco, perde muito o sabor. Ou seja, adicione sempre antes de servir ou use cru.

Coentro
Vai bem com: peixes, saladas, feijão
Um dos casos clássicos de ame ou odeie da cozinha (ao lado do quiabo e do jiló, entre outros), é uma herança da culinária africana e é encontrado principalmente na culinária da Bahia. E de outros países, como a Tailândia, onde também é muito presente. É perfeito em preparações com frutos do mar e peixes, como moqueca e bobó. Pode dar um gostinho especial ao feijão de todo dia.

Cebolinha
Vai bem com: ovos, carnes, peixes, iogurte
Ela é tipo uma prima do alho, da cebola e do alho-poró e a companhia da salsa na finalização e tempero de ensopados e cozidos, o famoso cheiro-verde. Sozinha, a cebolinha pode ser usada também em omeletes, ovos mexidos, sopas e peixes. Mas atenção: ela perde o sabor em altas temperaturas.

Salsa
Vai bem com: saladas, carnes, grãos
Ela é geralmente subestimada – é usada apenas para dar uma corzinha nos pratos – mas a verdade é que a salsa pode ser um coringa no molho que acompanha a feijoada. Em quantidade generosa, dá outro sabor ao arroz integral de todo dia.

Alecrim
Vai bem com: aves, legumes, frutas
Eu adoro alecrim combinado com batatas. Acho uma combinação perfeita. Fica ótimo também como tempero de carnes e aves assados e frutas feitas no forno.

Hortelã
Vai bem com: saladas, frutas, iogurte
O chá das folhas frescas já é uma delícia e é o tempero que não pode faltar no tempero do tabule e outras saladas como a de pepino com iogurte. Experimente dar mais frescor na abobrinha cozida ou finalizando a salada de frutas com algumas folhinhas.

Sálvia
Vai bem com: carne de porco, recheios de frango e peru
Tem um sabor levemente picante e a combinação mais clássica é com abóbora, seja ela assada, cozida, ou na sopa. E também na italiana saltimboca: filés de vitela envoltos em presunto cru e folhinhas de sálvia.

Tomilho
Vai bem com: legumes, carnes, aves e peixes, molhos cremosos
Vai fazer carne de boi ou frango cozida? Quer dar um up na cenourinha boba cortada em cubos que vai ser acompanhamento? Dar um sabor especial ao bolo de limão? Use tomilho! Mas cuidado com a quantidade pois apesar das folhinhas minúsculas, o sabor pode dominar o prato. O melhor de tudo: pode ser usada fresca ou mesmo depois de seca.

Endro
Vai bem com: saladas, legumes, carnes, molhos
As folhinhas bem miúdas que se assemelham a uma penugem deixam um sabor marcante na comida, levemente adocicado. Por exemplo, ela é o par perfeito e clássico da beterraba (seja na salada ou para finalizar um risoto), do salmão, da salada de batata e do molho à base de iogurte usado para temperar a salada de pepino. Outra dica rápida para usar dill? Faça uma salada com fatias finíssimas de abobrinha crua marinada, tempere com sal, pimenta, um tico de açúcar, vinagre e finalize com dill.

Louro
Vai bem com: ensopados, carnes e legumes
Ele não serve apenas para temperar o feijão. Ao contrário, o louro deixa um sabor e cheirinho maravilhoso no arroz. E também pode ser usado também na sopa, carnes ensopadas ou assadas. Mas lembre-se sempre de retirá-lo antes de servir.

Ervas de Provence
Vai bem com: carnes e aves e ovos.
É uma combinação de tomilho, manjericão, alecrim. Experimente temperar uma omelete simples ou de queijo com essa mistura e terá um prato cheio de sabor.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!