Topo

Histórico

Categorias

Berinjela: um legume de mil e um sabores e utilidades

Claudia Lima

28/11/2018 04h00

Com berinjela não tem tempo ruim. O legume aparece em tantas culinárias pelo mundo – italiana, marroquina, árabe, grega, oriental, só para citar algumas – que permite preparações versáteis e de sabor bem particular.

Confesso que às vezes tenho pinimba do legume. Digo às vezes porque vira e mexe quando como fora provo berinjelas que estão com um retrogosto amargo. A dica para eliminar o problema é: assim que descascar e cortar, deixa-lá de molho em água com vinagre ou suco de limão por 20 minutos. Passe uma água e pode usar.

A partir daí, a berinjela dá um show de mil e uma utilidades: vira salada, lasanha, antepasto, pode ser recheada ou chegar à mesa simplesmente grelhada.

Assada, se transforma em "bife", em substituição à carne. Pode servir como molho de massa, recheio de torta… Ideias não vão faltar.

Moussaka: o prato de origem grega é feito com o legume distribuindo em camadas que são alternadas com carne moída, molho e tomate e iogurte.

Hambúrguer: Passadas no processador viram a base que pode ser um bom substituto para a carne.

Babaganoush: clássico da culinária árabe, geralmente servido como antepasto o lado do hummus e da coalhada seca.

Molho: o famoso a la Norma é feito com tomates, berinjelas, manjericão e ricota defumada

Caponata: outro clássico, só que italiano. São cubos do legume, pimentões, tomates, cebola e uva-passa. Pode ser servido como entrada ou até como salada

Tortino fatias redondas de berinjela empanadas e fritas são distribuídas em camadas com queijo, molho de tomate e aliche.

No Missô: está aí uma combinação maravilhosa e cheia de sabor. O tempero japonês mais uma pitada de açúcar e gengibre confere um sabor salgadinho na medida.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!