Topo

Histórico

Categorias

Suflê: prato fácil e sofisticado que ainda pode virar sobremesa!

Claudia Lima

30/10/2018 04h00

Opção para um almoço ou jantar rápido, leve e saboroso ou uma sobremesa chiqúerrima (mas fácil de fazer), o suflê é o típico "mil e uma utilidades". Explico: a partir de uma mistura à base de ovos, farinha e leite, ele se transforma quando acrescentamos praticamente qualquer coisa que tivermos na geladeira. As versões mais clássicas, como queijo e espinafre, são deliciosas. Sem falar nas versões doces, tendo o chocolate como a maior estrela.

Imagem: iStock

Bem, você já deve ter ouvido que suflê tem de ser servido na hora. Sim. Assim que vai ao forno, o suflê cresce e infla. Detalhe: na maioria das vezes, sem fermento. As claras são as responsáveis por dar esta estrutura, pois são utilizadas batidas em neve, bem aeradas, mas que podem perder a fofura se esperarem muito tempo após sair do forno. O grande desafio é levar à mesa um suflê fofinho que não murcha. Como?

Veja algumas dicas para arrasar:

Suflês Salgados
– prepare a forma: forre toda a lateral do refratário ou uma tigelinha com uma tira de papel-manteiga untado com manteiga. Isso vai "segurar" um pouco a massa, evitando que transborde
– Unte o restante do recipiente com manteiga e, se for um suflê salgado, polvilhe com farinha de trigo
– Leve para assar em forno preaquecido. Se for uma forma grande, coloque em banho-maria.
– Para evitar que fique dourado na superfície, mas cru por dentro, cubra com um pedaço de papel-alumínio untado e abaixe o fogo
– Sugestões de sabor? Use frango desfiado, peixes, como salmão, ou legumes, como cenoura e brócolis, por exemplo.

Suflês Doces
– Unte as forminhas ou ramequins com manteiga e polvilhe com açúcar cristal
– Encha com a massa até a borda e passe uma faca para nivelar
– Passe o dedo nas bordas para que a massa suba enquanto está no forno
-Retire, polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar e sirva bem quente

Curtiu? Veja abaixo receitas para se inspirar:

Suflê de Cenoura

Espinafre e Queijo Gruyère

Brócolis

Chocolate

Goiabada e Catupiry

Chocolate e Creme de Café

Mousse Suflê

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!