menu
Topo
Tempero

Tempero

Categorias

Histórico

Alho na panela é garantia de sabor. Veja como usar sem abusar

Claudia Lima

04/11/2018 04h00

Foto: iStock

Ingrediente imprescindível na culinária brasileira, o alho aparece em 1º entre 10 preparações da nossa cozinha. É ele que, frito em companhia da cebola, é base para fazer um arroz soltinho, temperar o feijão, a carne, o frango.

Seja socado, picado, em lascas ou inteiro, no fim das contas, é ele que dá aquele sabor especial nas receitas. Mas em excesso, pode até arruinar um prato. Veja uma guia rápido para usar alho em suas receitas.

Como comprar

Escolha cabeças que tenham sempre dentes gordinhos, com casca e textura bem firmes.

Vida longa

Para que o alho dure mais, nunca armazene na geladeira. Mantenha sempre fora, porém, em lugar fresco e arejado. Assim o sabor se manterá intacto.

Como descascar

Coloque a lateral da lâmina da faca sobre um dente de alho. Aperte fazendo uma leve pressão. Depois, é só remover  a casca com as mãos.

Socado, picado ou inteiro? Qual o melhor?

O alho picado e cru geralmente tem um sabor mais forte e azedo. Já o socado, geralmente, vem misturado com uma grande quantidade de sal, porém, o sabor fica menos acentuado. Dentes de alho inteiros têm sabor mais suave, especialmente depois de cozido ou assado.

Quer suavizar um pouco seu sabor?

Adicione suco de limão ou outro líquido ácido, como vinagre.

Belo acompanhamento

Vai fazer uma carne ou ave assada? Alho pode ser um ótimo acompanhamento. Retire a pontinha de cada dente, coloque na assadeira e leve para assar junto com os outros temperos. Depois de assado, ele adquire uma consistência macia e sabor adocicado. Delicioso!

Só um toque

Quer dar apenas um leve sabor às suas receitas? Esfregue o alho cru no fundo da panela e faça sua receita normalmente. Vai fazer bruschetta? Esfregue um dente sobre as  fatias de pão antes de usá-las. Fará toda diferença.

Sem conversa

Molhos como pesto pedem que se use alho natural, sem cozimento. Antes de usar, retire o miolo concentrado na parte interior. O sabor fica mais suave.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!