Topo

Histórico

Categorias

Bolo seco nunca mais! Veja outros pratos juninos fáceis de fazer

Claudia Lima

24/06/2018 04h00

Getty Images

Junho e julho são, definitivamente, minhas épocas do ano favoritas. Nem falo pelo clima (odeio frio), mas pelas receitas que a gente finalmente tira do caderninho e faz com o maior carinho do mundo. E o que são gostosas?

É nesta época também que colégios, igrejas e vilas promovem festas e quermesses em que a comida e a bebida são fornecidas pelos moradores e pelos convidados. Eu amo.

Porém, nada mais anticlímax do que passar na padoca ou no supermercado e comprar aquele bolo seco de fubá e levar par a festa jurando que está dando uma ótima contribuição. Canjica, arroz doce, curau, quentão, vinho quente e claro, um bolo de fubá maravilhoso, fofinho e cheiroso feito por você são opções tradicionais que todo mundo ama. Mas tem várias coisas maravilhosas e igualmente que dá para fazer sem ter muito trabalho. Basta querer.

A diversão começa na cozinha e preparar algo saboroso, que todos possam comer é um gesto de carinho e respeito pelos outros. OK, você trabalha e não tem tempo? Resgate a tradição e encomende um cento de salgadinhos de festa. Uma amiga me contou que a escola do filho faz uma lista com o que cada família deveria levar. Ela tirou caldinho de feijão. Imagina que delicia nesse friozinho?

Veja abaixo outras sugestões fáceis para arrasar nos festejos juninos.

Milho cozido: Milho é vida. Sempre. Além das sobremesas clássicas, ele pode ir para a festa cozido em água e sal. Simples assim. Dá para comer na espiga ou se quiser server à paulista, debulhar e servir em cumbuquinhas.

Curau: um clássico que parece complicado mas é muito fácil de fazer. Basta misturar o milho cru com leite condensado, leite e leite de coco e levar ao fogo até formar um creme espresso. Polvilhe com canela, sempre.

Caldinho de Feijão: basta cozinhar o feijão, temperar e bater no liquidificador. Finalize com uma boa pimentinha. Ou não.

Pipoca: Nada impede que você leve saquinhos de pipoca tradicional. Mas por que não ousar no sabor? Tempere com pimenta, curry, queijo ralado… Ou fazer uma versão doce com caramelo. Pipoca é uma delícia sempre, de qualquer jeito. Invista.

Cuscuz: prato com a decoração cafona mais linda do mundo, o cuscuz nada mais é do que um angu feito de farinha de milho em que você mistura o que quiser? Ervilhas, sardinha, camarões, ovos, tomate, frango… Não curte carne? Faça uma versão vegetariana.

Dadinho de tapioca: Frito ou assado, ele até pode dar um pouco de trabalho. Mas a festa irá te amar para o resto da vida.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!