Topo

Histórico

Categorias

Bastam 5 minutos para ter um jantar delicioso com cuscuz marroquino

Claudia Lima

17/07/2018 04h00

Foto: Fernando Martinho/Divulgação
Acho que não existe nada mais chato do que chegar em casa depois de um dia inteiro de trabalho e ainda ter de preparar o jantar. Principalmente se você não tem nada congelado e que possa ir direto pro forno ou micro-ondas (quem nunca?). O ritual é o mesmo em todo lugar: abrir a geladeira, ficar olhando (às vezes, para o vazio) e ficar minutos pensando o que fazer.
Nessas horas de quase desespero (para não atacar outras coisas calóricas), lanço mão de um ingrediente que é sempre uma boa opção.  Cuscuz de sêmola. Nunca ouviu falar? Ele é a base do famoso cuscuz marroquino, prato do norte da África famoso no mundo inteiro — em 2011 já foi eleito o terceiro prato mais popular na França — e sua textura é semelhante a do cuscuz nordestino. A parte boa? Ele fica pronto em apenas cinco minutos. Sim, cinco minutos e é um ótimo substituto do arroz.

Para acompanhar, geralmente, usa-se ensopados de carne, frango ou legumes. O que funciona muito bem, já que o cuscuz tem um sabor neutro que pode ser realçado com temperos, simples — como sal e pimenta — ou especiarias, se quiser dar um toque mais exótico.

Mas, como eu estava dizendo aí em cima, nem sempre temos algo pronto e é nessas horas que o cuscuz mostra a que veio: ele vai com tudo. Quer um exemplo? Servido morno ou frio, pode virar uma salada e tanto: basta acrescentar castanhas, legumes cozidos, verduras, frutas secas, tomate e abusar dos temperos.

Não se deixe levar pelo preço: apesar de um pouco salgado –uma caixinha de 500 grs de cuscuz custa em torno de R$ 15 nos supermercados– porém é um ingrediente que rende muito.

Mas e para preparar? Em uma tigela, coloque 1 xícara de cuscuz e junte a mesma medida de água fervendo. Tampe e conte 5 minutos. Pronto. Tempere a gosto com sal, pimenta e 1 colher de sopa de manteiga. Esta medida serve até três pessoas (se tiver um acompanhamento). Pronto, depois é só ser feliz.

Veja sugestões de como preparar:

Cuscuz Marroquino Real
Bife de Filé Mignon com Cuscuz Marroquino
Curry de Abóbora com Cuscuz Marroquino

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!