Topo

Histórico

Categorias

Multiuso, missô tempera não só sopa: saiba dar toque a legumes e carnes

Claudia Lima

13/03/2019 05h00

(foto: iStock)

Missô é um tempero que sempre me intrigou. Até então, só havia sido apresentada a ele pelo missoshiro, aquela sopinha servida nos restaurantes japoneses que é um verdadeiro carinho para a alma. De repente percebi  que ele é multiuso.

Feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja acrescidos de sal, ele tempera que é uma beleza!  E ainda acrescenta mais uma camada de sabor nas preparações.

"Uma tigela de arroz cozido e uma de missoshiru fazem a base da dieta japonesa", me explica a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Tudo porque  o missô, além de entrar como tempero em vários tipos de caldos e sopas, está presente em muitas preparações tradicionais, seja como protagonista ou coadjuvante de sabor.

Das receitas tradicionais de ramen, udon e cozidos,  até o tsukemono, aquela conserva de vegetais, ele dá mais profundidade e consistência ao caldo.

Um de seus usos mais comuns na culinária é para marinar peixe, frango ou carne (especialmente a de porco!). "Além de temperar, essa marinada também ajuda a amaciar", ensina Telma.

Segundo a chef, o missô pode ser usado como tempero único, no lugar do sal. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade para não salgar demais.

"Experimente cortar palitos de pepino, cenoura, salsão e rabanetes e colocar um potinho de missô ao lado, para molhar de vez em quando. Fica delicioso", indica.

Uma das receitas mais emblemáticas para mim é a berinjela no missô, que recebe uma camada generosa do tempero — misturado ao saquê e um pouco de açúcar, resulta na coisa mais maravilhosa do mundo. Veja a receita exclusiva abaixo.

BERINJELA AO MISSÔ

Rende 4 porções
Pronto em 20 minutos

Ingredientes
1 xícara de saquê
½ xícara de saquê mirin (saquê doce de cozinha)
1 colher (sopa) de missô
1 colher (sopa) de açúcar
1 gema
2 berinjelas japonesas em pedaços
Óleo para fritar
1 colher (sobremesa) de gergelim branco torrado

Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo alto o saquê e o mirin até reduzir à metade. Acrescente o missô e o açúcar e misture até dissolver.

Retire do fogo e junte a gema, mexendo rapidamente para não coagular. Volte a panela ao fogo, agora baixo, e cozinhe, mexendo sempre até engrossar.

Passe o molho por uma peneira fina e reserve.

Em uma panela com óleo fervente, em fogo médio, frite os pedaços de berinjela em imersão até ficarem macios e dourados. Escorra e seque com papel absorvente.

Tempere com o molho de missô. Finalize salpicando com gergelim.

Mais receitas com missô
Canja Especial
Berinjela do Henrique Fogaça
Kappo Steak

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!