Topo

Histórico

Categorias

Tostada: o sanduíche aberto que faz sucesso do café da manhã ao jantar

Claudia Lima

21/07/2018 04h00

Poderíamos dizer que a tostada seria um primo latino da bruschetta italiana e da tartine francesa? A se pensar… O fato é que é este sanuíche aberto, montado sobre uma fatia de pão artesanal está virando uma verdadeira febre nos cafés moderninhos de São Paulo. Doce ou salgada, não importa:  é uma refeição que vale por um bifinho. Ou seja, além de saborosa, vale por uma bela refeição.

Você não precisa ir ao restaurante ou ao café mais hipster para comer a sua. Ela pode se feita em casa com o que você tiver na geladeira.

Veja algumas dicas:

-ao contrário da Bruschetta, em cuja fatia de pão esfrega-se um dente de alho – que garante um sabor maravilhoso -, a tostada não precisa de um "pre-preparo"

-use sempre pão de boa qualidade: nada de pão de forma ou pão francês. Uma tartine de verdade se faz com pão artesanal, caseiro com ou sem fermentação natural (isso não é imprescindível)

– antes de colocar o recheio, leve o pão para tostar levemente em uma grelha, no forno ou, em último caso, na torradeira

– Para temperar as salgadas, valem ervas frescas (dill, manjericão cebolinha francesa), azeites saborizados (de trufa combina bem com ovos)

-Nas doces, abuse de mel, melaço, maple syrup

-laticinios também são bem-vindos: coalhada seca, cream cheese, queijo de cabra, cottage e outros deixam sua tartine úmida e suculenta na medida certa

Animou? Veja abaixo algumas sugestões de recheio:

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!