Topo

Histórico

Categorias

A torta mais famosa (e deliciosa) do mundo nasceu de um erro da cozinheira

Claudia Lima

08/07/2018 04h00

Divulgação

É famosa nos meios gastronômicos a história das irmãs francesas  Caroline e Stephanie Tatin. É delas a invenção de uma das tortas mais fáceis do mundo, a Tarte Tatin. Para quem não conhece, trata-se de uma torta suculenta em que pedaços de maçã são cobertos por uma massa e assada na frigideira. Porém, não se trata de uma técnica diferente de cozimento. E nem nada disso foi proposital: a torta nasceu de um acidente.

Reza a lenda que, em 1880, as irmãs estavam muito atarefadas na cozinha do Hotel Tatin, a 160 km de Paris, administrado por elas. Por engano, deixaram as maçãs que seriam recheio da torta ficaram tempo demais cozinhando em açúcar e manteiga. Como não queriam perder a receita, tiveram a ideia de cobri-las com a massa e levar diretamente ao forno. Na hora de servir, foi só virar de cabeça pra baixo e voilà! Uma torta linda! E não é que os hóspedes adoraram?

Pronto, nascia uma das tortas mais famosas do mundo, servida sempre casadinha com um pouco de creme ou uma bola de sorvete. Para se ter uma ideia de quão famosa é a Tarte Tatin, ela é tratada como verdadeiro patrimônio: na cidade de Lamotte-Beauvron, onde foi criada, existe uma confraria, a La Confrerie des Lichonneux  de Tarte Tatin, que ajuda a divulgar sua receita e tradição.

Hoje, é possível até encontrar versões deste clássico francês em que as maçãs são substituídas por peras (fica igualmente maravilhosa). Mas como a gente diz por aí, um clássico é um clássico né mores?

Ficou curioso pela receita? Clique aqui para ver!

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!