Topo

Histórico

Categorias

Morango é lindo mas pode arruinar seu bolo. Veja um truque para não ocorrer

Claudia Lima

06/05/2018 14h18

 

Apesar de vermos morangos praticamente o ano todo na gôndola dos supermercados, é agora que eles finalmente chegam em abundância para a gente poder preparar todas aquelas sobremesas lindas e encher nosso Instagram – e a barriga – de alegria.

Primeiro, é preciso diversificar seu uso. Morangos vão bem nas saladas – seu sabor pouco adocicado e azedinho, casa bem com folhas e queijos.

Em compotas para passar no pão no café da manhã ou cobrir uma fatia de bolo simples ou cheesecake (para uma caixa de 200 gramas de morango, use ¾ xic de açúcar, ¼ xic de água e gotas de limão. Leve ao fogo até que tudo se desmanche e fique bem apurado).

In natura, pode decorar tortas e tudo mais que você quiser.

E os bolos? Aquele bolo lindo, branquinho, cheio de morangos suculentos e vermelhos está no imaginário de todo mundo certo? Porém, para usar morangos principalmente como recheio e não morrer na praia, é preciso alguns cuidados. Porque, apesar de lindos, eles podem arruinar seu doce. E isso não é exagero. Quando usado fresco sobre o creme do bolo, a fruta fermenta e pode azedar a sobremesa.

Isso não quer dizer que você nunca mais morangos frescos como recheio do seu bolo.

Veja 4 dicas para evitar desastres

1 -Lave os morangos e corte-os ao meio
2 – Escorra e coloque em uma tigela com ¼ de xícara de açúcar aproximadamente. Misture bem e deixe macerando por 15 minutos
3 – Passado este tempo, coloque os morangos em uma peneira e coloque-a sobre uma vasilha, para que todo o liquido se escoe. Deixe descansar por 15 minutos mexendo de vez em quando
4 – Escorra bem a fruta, e use sobre o recheio do bolo, descartando a água que sobrou na vasilha. Não a use em hipótese alguma: é ela que faz o morango fermentar

Bombom de morango e leite em pó

Terrine de Chocolate e Frutas Vemelhas

Sorvete Cremoso de Morango

Salada de Folhas, Camarão, Tartar de Morangos e Amêndoas

Panna Cota

Pavê de Ricota com Morangos

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!