Topo

Histórico

Categorias

Seis coisas que você nunca deve fazer quando for cozinhar

Claudia Lima

04/10/2018 04h00

A tábua onde você corta os alimentos pode misturar o sabor dos alimentos. Foto: Getty Images

Cozinhar é uma delícia e, em casa, a gente pode ser o mais livre possível: é poder substituir aquele ingrediente que tava na receita — e que na hora H você descobriu que esqueceu de comprar — ou juntar tudo o que tem na geladeira e terminar com um prato delicioso que supere todas as expectativas.
Mas existem coisas que realmente são inadmissíveis, sendo você novato com as panelas ou se é já tem experiência de sobra. Veja algumas atitudes que nunca se deve ter na cozinha:

1. Deixar de lavar as mãos antes de começar a cozinhar
Antes de começar a cozinhar, lavve as mãos de novo e de novo. Quando se está cozinhando, lavar as mãos é imprescindível. Mantém fora as bactérias. Mesmo que você tiver acabado de lavar, lave de novo!

2 Apoiar a colher na pia
Ou na bancada ou em qualquer outro lugar. Deixe sempre um pratinho ao lado do fogão para servir de apoio na hora que estiver cozinhando, para evitar contaminações (e sujeira).

3. Deixar o cabelo solto
Esta é grave e nem precisa de explicação. A solução é fácil: use toucas brancas cirúrgicas, à venda em farmácias, lojas para médicos ou lojas de confeitaria.  Ou um lenço. O que não dá é surpreender seus convidados com um fio de cabelo boiando no prato.

4. Usar a colher para provar a comida e depois voltar para a panela
Na minha opinião, uma das coisas mais nojentas! Ninguém é obrigado a entrar em contato com sua saliva (a menos que ela queira, é claro). Usou uma colher para provar se o tempero está bom? Ponha para lavar e pegue outra limpa. Bom senso, por favor!

5. Não separar salgados de doces
Usar uma panela — ou talheres — para fazer um prato salgado e depois fazer doces não é uma boa ideia.  O motivo? Pode não parecer, mas o sabor pode transferir e arruinar seu doce. Imagine um brigadeiro com sabor de cebola? O mesmo vale para cortar frutas na mesma tábua em que cortou o alho. Pior ainda se usou carne crua (qualquer tipo), que pode ocasionar contaminação cruzada.

6. Usar colher de pau
A madeira absorve, além de outros sabores, bactérias. Substitua por colheres de bambu. E sempre separe as que for usar para preparar doces.

E para você? O que nunca se deve fazer na cozinha?

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!