Topo

Histórico

Categorias

Quiabo sem baba? Veja como deixá-lo sequinho e comer até como entrada

Claudia Lima

22/09/2018 04h00

Se tem um legume que já sofreu um grande preconceito, mas que voltou triunfante à mesa dos paulistanos, é o quiabo. Graças principalmente ao incansável trabalho de chefs –principalmente de restaurantes com sotaque nordestino– que mostram a legítima culinária brasileira como ela é de verdade e que abusam do legume. Ainda bem.

Quiabo, minha gente, é vida. Ele pode ser servido tostadinho, feita na chapa ou na frigideir –que inclusive é a melhor maneira de deixá-lo sequinho—  virar uma ótima entrada! Ou tipo palha, por que não? Ao lado do frango, por exemplo, faz uma dobradinha infalível, tal qual goiabada com queijo, macarrão com queijo e namoro com beijo.

Mas são inúmeros os pratos em que o quiabo é personagem principal ou coadjuvante de respeito: no caruru ou como acompanhamento de uma galinhada por exemplo, é uma delícia! A chefe Janaína Rueda inclusive tem uma receita de macarrão em que o quiabo entra no molho ao lado de outros ingredientes.

Apesar de tudo isso, a verdade é que a polêmica em relação ao quiabo é apenas uma: a baba (que é só tirar). Para muita gente, este é o detalhe que os impede de comer (não sabem o que estão perdendo). Para o chef Thiago Cerqueira, do restaurante Loup!, é puro preconceito. "Costumo dizer que quiabo é o aspargo brasileiro e acredito que que não gosta, nunca devem ter comido um bom de verdade. Acho que as pessoas têm um pré-conceito muitas vezes sem ter provado. Infelizmente vivemos em uma sociedade que colocam os ingredientes em 'prateleiras' por serem mais ou menos valorizados", resume.

"Dependendo da manipulação que é feita, ele solta muita baba. E geralmente isso acontece porque ele é lavado depois de cortar. Sempre que for preparar, lave antes, deixando-o inteiro, e seque bem", ensina. Para servir, ele dá a dica: "Refogue o legume cortado em cubos em uma panela já aquecida com alho. Outra maneira simples e gostosa é fazer quiabo crocante: corte no sentido do comprimento e grelhe", finaliza.

Veja receitas que vão fazer você se apaixonar por quiabo!

Caruru

Quiabo Chapeado com Camarões e Purê de Batata Roxa

Moqueca Vegetariana

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!