Topo
Tempero

Tempero

Categorias

Histórico

Batata frita perfeita tem segredo. Descubra!

Claudia Lima

2004-08-20T18:04:00

04/08/2018 04h00

Foto: Getty Images

Poucas coisas são uma unanimidade na vida quanto batata frita. Sozinha ou acompanhando algum prato, ela é o belisco perfeito, o acompanhamento que preenche e até o prato principal para os dias de jaca total. Agora, fazer a batata perfeita requer algumas técnicas. Fáceis, mas que vão garantir que elas fiquem sequinhas e crocantes por fora e macias por dentro.

Quer ver?

A primeira coisa para se fazer uma batata perfeita é escolher o tipo. A mais indicada é a baraka, por ser mais seca. Como reconhecer? Ela é aquela bem suja de terra, vista comumente nas feiras. A asterix (aquela mais rosada) também é uma boa opção.

Na hora de cortar, deixe-as do mesmo tamanho. Isso facilita na hora de fritar-elas cozinham de maneira uniforme.
E a pele? Vc pode muito bem fazê-las com casca, mais rústica. Porém lave bem com uma escovinha para retirar bem a terra
Coloque os gomos em uma panela com água e leve para ferver. Levantou fervura? Deixe por 5 minutos e escorra. Seque muito com papel toalha ou um pano de prato limpo
Na hora de fritar, é importante que as batatas estejam bem sequinhas. Leve em óleo bem quente (mas não fervendo). E é preciso paciência: nada de muitas quantidades. Separe no máximo 10 gomos pars fritar de cada vez.
Nesta fase, quando estiverem fritas, retire e deixe escorrer. As batatas devem ficar sem nenhuma cor, porém cozidas.
Agora é que vem o pulo do gato: quando fritar todas as batatas, é hora de fritá-las novamente. Sim, aumente o fogo e mais uma vez, coloque uma pequena quantidade para fritar (de 2 a 4 minutos de cada vez)
Agora elas devem ficar marrom dourado.
Retire do fogo, escorra novamente em papel toalha e sirva a seguir.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!