Topo

Histórico

Categorias

Prepare o vinho: quatro sugestões para aproveitar o verão fora de hora

Claudia Lima

29/07/2018 04h00

Por esse verão fora de hora ninguém esperava não é mesmo? Para aproveitar as altas temperaturas que teimam em permanecer altas (graças a Deus) aqui no sul do país. Por isso, nada melhor que ir para a cozinha -por pouco tempo por favor!- e fazer pratos para compartilhar com amigos e família e que sejam leves.
Veja abaixo sugestões gostosas que
Saladas: acho que com tanta fartura de frutas, legumes e verduras, os brasileiros deveriam investir mais nas saladas. Acha o prato sem graça? Invista nos molhos! Além do básico balsâmico, que tal provar outros sabores? A receita básica é uma parte de ácido (que pode ser limão, suco se framboesa, de tangerina ou laranja) e 2 partes de azeite, mais sal e pimenta a gosto. Aí para incrementar, "tempere" com mel, balsâmico e o que mais gostar. Pronto. Um molho caseiro, saudável e que vai deixar sua salada um luxo.Folhas, cuscuz e massas agradecem.

Sanduíches: taí uma comida democrática perfeita para qualquer hora. Na semana passada, falei das tostada, sanduíche aberto que é um primo da bruschetta. Além dele, vale provar delícias de outros países, em que o pão -de todo tipo e formato- é a grande estrela. Vale apostar nas quesadillas mexicanas, nos croques franceses, no hot dog americano e até na brasileiríssima carne louca.

Massa: "o" coringa da cozinha. Massa curta, massa longa, de diversos formatos e até cores. Para dias mais quentes, escolha molhos mais frescos, à base de legumes, peixes (salmão, camarões e frutos do mar). Ou molhos que nem precisam ir ao fogo -como um à base de tomate concassé (sem peles e cortado em cubos), ricota defumada, alho e manjericão. Mais refrescante impossível!

Churrasco: este é o campeão. Pegue o marido ou aquele melhor amigo churrasqueiro e faca a festa. E não precisa ser apenas com a tradicional picanha, linguiça e frango. Churrasco fica ótimo feito com legumes (vale tudo: abobrinha, palmito pupunha), frutos do mar, feitos na grelha ou até na frigideira (lulas, camarão, polvo) e frutas. Sim, coloque rodelas de abacaxi, banana (escolha as mais firmes), figos… Depois só servir com mel, açúcar, melado e até sobre o sorvete. Só cuide para limpar a grelha para evitar o sabor de outros alimentos.

Sobre a autora

Jornalista formada pela PUC-SP, Claudia Lima sempre esteve às voltas com as panelas e música. Trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Revistas Tpm e Trip, Gol e Veja São Paulo. Criou e coordenou o canal de notícias e receitas UOL Comidas. Hoje, resgata suas memórias com sua empresa "Doces Bárbaros da Clo", especializada em bolos e sobremesas.

Sobre o blog

Um espaço para quem ama saber novidades da gastronomia e quer aprender a fazer receitas simples, práticas e gostosas. Sem afetação!